Exposição do Museu homenageia goleiro Barbosa em debate sobre racismo
A partir do dia 19 de junho, o Museu do Futebol contará a história do goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000), que teve grandes atuações pelo Vasco da Gama, mas ainda é muito lembrado pela falha na derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950.
No ano em que completaria 100 anos, "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" contará a trajetória do goleiro sob outra perspectiva. Com o auxílio das lembranças e do acervo preservados por Tereza Borba, sua filha adotiva, os curadores problematizam toda responsabilização de Barbosa pelo "Maracanazo". A partir desta análise, também são levantados debates sobre a história do arqueiro e as consequências do racismo em sua carreira.
Ao todo, cerca de 50 pessoas foram consultadas em seis meses de trabalho, que teve a coordenação da antropóloga Daniela Alfonsi e a consultoria de Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e do ex-atleta do taekwondo e membro da comissão de atletas do COB, Diogo Silva. A pesquisa foi conduzida pelo historiador Marcel Tonini junto com a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo do museu responsável pelos acervos e pesquisas.
Fotos e áudios de entrevistas ajudaram a recriar um vídeo exclusivo que revisita a carreira de Barbosa, com comentários do ex-goleiro Aranha. Além disso, dados do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, mapa de ações de combate ao racismo no futebol e um manifesto também estarão no espaço.
A exposição também apresenta histórias, curiosidades e a evolução dos goleiros ao longo das décadas. Zetti, Jefferson, Thaís Picarte, Luciana, Carla e vários outros goleiros e goleiras dão depoimentos nos vídeos expostos ao longo da exposição.
Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 18h (entrada até 17h)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada com horário marcado.
Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão antecipada de ingresso pelo site).
O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas: www.museudofutebol.org.br
Fonte: ge