Exemplos para o Vasco, campeões em 2007 e 2006 só assumiram a ponta na reta
O Vasco trabalha para assumir a liderança da Série B o quanto antes. A ansiedade, para o goleiro Fernando Prass, tem atrapalhado um pouco. Para os torcedores, o título é uma questão de honra. E o retrospecto mostra que conquistar a ponta com muita antecedência não significa sucesso.
No ano passado, o Corinthians liderou de ponta a ponta, uma campanha dos sonhos de qualquer time. Mas, em 2007, o Coritiba, que ficou com o título, só assumiu a primeira colocação na 24ª rodada. Na 17ª, altura da Série B atualmente, o Coritiba estava na terceira colocação.
O caso do Atlético-MG em 2006 é ainda mais simbólico. Na 17ª rodada, o campeão era apenas o 7º colocado, com 26 pontos. O Galo conquistou a ponta na reta final, mais precisamente na 29ª rodada. O campeonato anterior ao do título do Atlético-MG, em 2005, foi conquistado pelo Grêmio, mas não foi disputado no sistema de pontos corridos.
A liderança é uma meta, mas a obsessão atrapalha e tira o foco do time
- A obsessão atrapalha e tira o foco do time. Temos que ganhar os dois jogos para chegar à liderança. Mas precisamos pensar na Portuguesa. É passo a passo. A liderança é uma meta, temos que procurar melhorar sempre a nossa posição - afirmou o goleiro Fernando Prass.
O Vasco enfrenta a Lusa, que ocupa a quinta colocação na Série B, neste sábado, em São Paulo, enquanto o Atlético-GO, líder, recebe o Juventude, em 18º lugar, na zona de rebaixamento da competição.
A situação do campeão na 17ª rodada:
Corinthians - Era o líder, com 35 pontos. Liderou de ponta a ponta
Coritiba - Era o terceiro colocado, com 29 pontos. Assumiu a ponta apenas na 24ª rodada
Atlético-MG - Era o sétimo colocado, com 26 pontos. Assumiu a ponta apenas na 29ª rodada