Executivo da XP prevê que dez ou mais clubes virem SAF neste ano
O Brasil terminará o ano com dez ou mais clubes tendo migrado para o modelo Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e vendido parte de suas ações. Essa é a projeção de Pedro Mesquita, head do Banco de Investimentos da XP, que participa ativamente desse mercado.
Envolvido nas negociações das vendas das SAFs de Cruzeiro e Botafogo e agora contratado para trabalhar na estruturação do projeto do Coritiba, Pedro Mesquita fala do tema com otimismo.
– Recentemente, fiz uma projeção pessimista de que sete clubes deveriam se tornar SAF até o fim do ano, mas acho que vão ser mais. Entre Série A e B, acho que a gente vai ter algo próximo de dez ou mais clubes que vão formalizar a migração – opinou o executivo, que complementa:
– Isso é: se transformar em SAF e trazer investidor, basicamente a privatização do clube.
Além das SAFs, Pedro Mesquita se dedica no momento à criação de uma liga de clubes, que passaria a organizar o Campeonato Brasileiro em vez da CBF. Em parceria com o escritório Alvarez & Marsal, o banco tem dois grandes concorrentes: Codajas Sports Kapital, com participação do banco de investimento BTG Pactual, e a empresa LiveMode.
– Por que entramos nesse projeto? Queremos a valorização do produto, a valorização dos clubes para que a gente transacione os clubes e tenha mais recursos envolvidos em todas as transações. Com a Liga, a gente multiplica exponencialmente o futebol brasileiro – disse.
A expectativa de Pedro Mesquita é que também em 2022 haja avanços quanto a criação desta liga.
– Os clubes deveriam se unir e através de uma licitação escolher dentre as propostas existentes a melhor proposta. E essa proposta contemplará um cheque. Se for a que estamos sugerindo, já temos LaLiga como parceira. E temos uma certeza grande que teremos um investidor, pois será um produto interessante para o investidor. E aqui até melhor do que na Espanha, porque está muito depreciado, e o investidor quer multiplicar o seu dinheiro. A liga do Brasil é a que tem maior potencial de crescimento dentre todas as do mundo. As grandes ligas da Europa tem potencial menor porque já estão próximas ao ápice do potencial de receita.
Mais lidas
- 2 Vasco pode deixar a LFU e ir para a Libra TOP
- 1 Vitor Roma e Julio Brant falam sobre Vasco SAF e 777
- 0 Espera para ver Paulinho em campo novamente está perto do fim
- 0 Sub-17: VascoTV mostra a ida da final do Carioca
- 0 Sub-17: Pelo 1° jogo da final estadual, Vasco enfrenta o Flamengo hoje (17)
- 0 Sub-17: Escalação do Vasco para enfrentar o Flamengo
- 0 Vasco faz mais um vídeo sobre a reestruturação do clube
- 0 Basquete: Vasco enfrenta o Corinthians pelo NBB neste domingo (17)
- 0 Sub-17: Vasco empata com o Flamengo no jogo de ida da final do Carioca
- 0 Sub-17: Vasco vai empatando sem gols a final do Carioca