Política

Ex-vice admite apoiar Roberto Monteiro nas eleições do Vasco

José Hamilton Mandarino tem tudo para ser um dos protagonistas da eleição vascaína ano que vem. O ex-vice presidente de futebol, que rompeu com Roberto Dinamite em setembro do ano passado por ver o presidente ficar “cego pelo poder” depois da conquista da Copa do Brasil, em 2011, tem sido pressionado por conselheiros aliados a se lançar candidato ao cargo máximo do clube. Por enquanto, seu discurso é de resistência.

Caso não ceda aos apelos e não se candidate à presidência, Mandarino poderá ser o fiel da balança a favor de quem receber seu apoio. Há grandes chances de uma coalisão entre o ex-dirigente e Roberto Monteiro, vice-presidente do Conselho Deliberativo e um dos homens fortes da política vascaína que já se proclamaram candidato.

- Não tenho restrição alguma quanto ao nome dele. Pelo contrário. É um vascaíno com grande atuação, com um trabalho importante a favor do clube na Câmara dos Vereadores. Precisamos ser pragmáticos e pensar no melhor para o Vasco, que é o não retorno de Eurico Miranda e também o fim da continuidade de Roberto Dinamite. Há grandes chances de eu apoiar o Monteiro. Quanto a mim, a chance de eu vir candidato é zero. Não tenho tempo disponível para me dedicar ao Vasco na intensidade que o clube merece - afirmou Mandarino.

O grupo político de Roberto Monteiro dá a parceria com o ex-vice de futebol como certa. Está programado um grande encontro de vascaínos nas próximas semanas para que o apoio seja oficializado. Seria a segunda grande “contratação” do movimento Identidade Vascaína. Frederico Lopes, ex-vice de patrimônio, já se aliou a Monteiro depois de receber a promessa de assumir o cargo de vice-presidente geral caso a chapa de Monteiro seja a vencedora.

Se for confirmado o apoio de José Hamilton Mandarino a Roberto Monteiro, outros vice-presidentes poderão seguir o mesmo caminho. Seria o caso de Nelson Rocha, ex-vice de finanças, e José Pinto Monteiro, ex-vice de esportes olímpicos e responsabilidade social. Os dois estiveram ao lado de Mandarino em um almoço no centro do Rio, que reuniu cerca de 20 conselheiros. Uma das várias articulações políticas que têm sido feitas a cerca de sete meses da eleição.

Atualmente, além de Roberto Monteiro, Eurico Miranda também já disse que deverá ser candidato à presidência. Uma tentativa de reeleição por parte de Roberto Dinamite não está descartada. Outra possibilidade seria o seu apoio a um candidato de situação, provavelmente o vice-presidente geral Antônio Peralta. Quem, assim como Mandarino, tem sido instigado a se lançar candidato é Jorge Salgado, conselheiro com alto grau de aprovação nos corredores do clube.

Fonte: Extra