Futebol

Ex-Vasco se consolida no futebol inglês e sonha com a Premier League

Antes de iniciar sua oitava temporada na Europa, o lateral-esquerdo Neto Borges, ex-Vasco, tinha opções de defender equipes da Turquia, França e Arábia Saudita. A proposta do inglês Middlesbrough, porém, foi a que mais o seduziu.

Além de ter a oportunidade de atuar pela primeira vez na Inglaterra, Neto e seus agentes pesaram o fato de o clube ter tradição e de contar com o treinador Michael Carrick, um dos grandes jogadores dos anos 90/2000 e ídolo do Manchester United. A aposta pareceu certeira. Desde que estreou com a camisa do Boro, na quarta rodada da EFL Championship (Segunda Divisão), não saiu mais do time.

Foi titular em 24 dos 25 jogos seguintes da equipe - só ficou fora da 15ª rodada, poupado, por ter apresentado fadiga muscular. Na última terça-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o West Bromwich deu sua terceira assistência na temporada, e o Middlesbrough subiu para a quinta colocação, com 44 pontos, e está na briga por uma vaga na Premier League 2025/2026.

— Experiência muito legal. A expectativa de subir pra Premier League é real. O clube, os funcionários, jogadores e comissão técnica estão focados nisso, que é o grande objetivo. A gente tem oscilado bastante, mas confiamos na qualidade do nosso grupo. É um sonho meu e de todos, vamos batalhar por isso até o final. Tenho aprendido muito, venho de uma grande sequência de jogos, o que vem me fazendo evoluir muito. Uma experiência indescritível, que vou levar pra sempre na minha carreira.

O sonho de Neto de disputar a Premier League é bastante factível, mas o Middlesbrough teria de disputar os playoffs se a tabela da Championship terminasse com a atual configuração. Os dois primeiros colocados sobem de forma direta (atualmente Leeds e Sheffield United, com 59 e 58 pontos respectivamente), e um mata-mata que envolve times entre o terceiro e sexto aponta a última vaga. Ainda faltam 18 rodadas para o fim da competição, que conta com 24 participantes.

— Só de pensar que existe a possibilidade de sonhar em atuar na Premier League, já me motiva a dar meu melhor no dia a dia para performar da melhor maneira. Estamos na zona dos playoffs, mas o objetivo do clube é conseguir a vaga direta. Vamos trabalhar nessa reta final de competição pra buscar os dois primeiros lugares. É uma competição difícil, cheia de equipes qualificadas e experientes, mas sabemos que temos condições de chegar.

Brasil no radar para o futuro

Com passagens por Hammarby (Suécia), Genk (Bélgica), Tondela (Portugal) e Clermont (França), Neto Borges só defendeu um clube grande clube no Brasil, o Vasco, em 2020.

Chegou à Colina aos 23 anos num ano de grande dificuldade do clube e, a exemplo da maioria de seus companheiros, não conseguiu entregar seu melhor, com 23 partidas disputadas e uma assistência.

A Premier League é a meta de momento, mas, apesar de a passagem pelo Vasco não trazer boas lembranças, o Brasil não sai do radar de Neto para o futuro.

— Uma volta ao Brasil nunca está descartada. Para ser sincero, é o lugar que eu e minha esposa nos sentimos bem. Nossa família e amigos estão lá, então não vamos nunca descartar essa possibilidade. Se tiver alguma oportunidade, sempre vou sentar e avaliar. A minha experiência no Brasil, no passado, não foi a melhor. Hoje me sinto mais preparado, com mais experiência, com rodagem na Europa, então acredito que hoje seria um cenário completamente diferente. Tem que ser no momento correto, vamos ver o que acontece no futuro.

Hoje consolidado em um clube importante da Inglaterra, o baiano de Saubara que saiu do futebol sergipano hoje se permite a sonhar com a Premier League, a competição mais visada do mundo. Para se manter titularíssimo e na briga pelo acesso, Neto investe em si com investimento em academia dentro de casa, analista de desempenho individual e num coach para cuidar da parte mental. Com três idiomas e quase 10 anos de Europa, se vê num dos melhores momentos da carreira.

— Individualmente, o ano tem sido muito especial. Quero seguir crescendo e evoluindo pra ajudar a equipe de conquistar os objetivos.
 

Foto: Reprodução/VascoTVNeto Borges
Neto Borges

Fonte: ge