Ex-Vasco, jovem promessa brilha no Internacional
Porto Feliz, São Paulo, 30 de abril de 2010. No CT do Desportivo Brasil, as equipes infantis de Internacional e Vasco da Gama se enfrentavam pelo quadrangular final da Copa Nike Sub-15. A partida tinha um significado diferente para o camisa 10 colorado. O meia Fernando da Conceição Amorim, 15 anos, enfrentava pela primeira vez o clube que o revelou e o qual deixou há um ano. A vitória do Inter por 1 a 0 colocou os gaúchos mais perto do título da fase nacional do torneio. Fernando Baiano, como também é chamado, teve boa atuação e foi um dos destaques da etapa, que foi conquistada no dia seguinte pelo Inter após vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense.
Um apelido familiar
O apelido da jovem promessa se dá por ele ter nascido em Feira de Santana (BA). Mas o significado desta alcunha no Beira-Rio é grande, e remete, inclusive, ao porquê de tantos jovens de todo o Brasil, hoje, migrarem de seus clubes para a base colorada.
Campeonato Brasileiro de 2002, última rodada da fase de grupos. O Internacional lutava contra o rebaixamento, e enfrentava o Paysandu, em Belém, precisando vencer. O grande destaque do time era o atacante Fernando Baiano, revelado no Corinthians e atualmente no Al-Wahda (UAE). Ele foi decisivo na vitória por 2 a 0 sobre o Papão, marcando um gol e dando passe para o outro. Salvar o Inter do rebaixamento foi importante, pois deu condições para que se iniciasse o processo de reestruturação do clube e de sua base, inclusive que o colocou, hoje, entre os gigantes do continente.
Começo arrasador em São Januário
A trajetória do garoto no futebol começou em alta rotação. Chegou ao Vasco em 2007, pouco antes de completar 12 anos. Por ser relativamente alto para a idade, porém ágil, logo ocupou espaço nas escalações do técnico Leandro Simpson. E não demorou muito para levantar troféus. Na Macaé Cup, Fernando atuou como terceiro homem de meio de campo. A equipe engrenou cinco avassaladoras goleadas até a final contra o Fluminense. Na disputa por pênaltis, coube a Fernando bater a penalidade decisiva: 4 a 3 Vasco, título assegurado.
Durante o Campeonato Carioca Mirim, a versatilidade de Fernando Baiano foi testada. Leandro Simpson colocou a jovem promessa para atuar em quase todas as funções do meio-de-campo. A qualidade no passe, o bom poder de marcação e, principalmente, a leitura de jogo e posicionamento fora do comum para a sua idade fizeram de Fernando peça fundamental na engrenagem de uma excelente equipe.
Um gol, muitos passes e um recorde
Foram 26 jogos, 24 vitórias e apenas dois empates. Em um deles, na penúltima rodada do quadrangular final - o 0 a 0 contra o Botafogo - veio o título antecipado. Na última partida, a goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo, com direito a gol de Fernando, encerrou a melhor campanha da história da categoria. Os 121 gols marcados marcaram época, e boa parte deles nasceu dos pés e da visão de jogo de Fernando Baiano. Se não era o protagonista da equipe Reginaldo e Guilherme eram as estrelas -, ele se consolidara como promessa a ser tratada com carinho.
O ano seguinte começou com muita expectativa para a geração 1995. O começo do Estadual Mirim apontava para novas conquistas. Porém, no meio da competição, Leandro Simpson assumiu a Seleção Sub-15 e o substituto, o ex-lateral vascaíno Cássio, não acertou a equipe a tempo. Eles ficaram de fora do quadrangular decisivo. Fernando terminou a competição com apenas um gol.
Esse ano o garoto vai...para o Inter
A temporada 2009 marcaria a subida de Fernando Baiano para o Infantil do Vasco, mas ele ficou pouco tempo no clube. As atuações do versátil garoto e a sua boa constituição física ele já tinha 1,70m fizeram com que o assédio sobre ele aumentasse. Como o clube demorou em revalidar o vínculo de amador, o Internacional foi mais rápido e ofereceu uma oportunidade nos Pampas. A maior estrutura e visibilidade do clube gaúcho tornaram-se irresistíveis para o garoto, que, então, registrado como atleta do Inter.
No clube gaúcho, ele teria a missão de achar um lugar ao sol em uma equipe que acabara de ganhar a Copa do Brasil de Infantis, em Votorantim (SP), com o brilho de jovens como o zagueiro Glênio, o meia-atacante Andrigo e o atacante Nathan. Como na Colina, não demorou muito para ele se firmar.
O melhor, mesmo entre os mais velhos
Durante a Copa Brasil Sub-15, em Londrina (PR), o favorito Inter se viu sem Andrigo. Fernando foi, então, conduzido à armação das jogadas, e não decepcionou: foi eleito o melhor jogador da competição, mesmo atuando com garotos, em sua maioria, um ano mais velhos. O jovem meia mostrou personalidade e fez com que o time mudasse suas características. O elenco prometia um 2010 cheio de vitórias para os meninos de 1995.
Depois de vencer a fase nacional da Copa Nike Sub-15, o Colorado buscava a conquista internacional do torneio, conquistado pelo clube em 2000, com a geração que revelou o goleiro Renan e os gêmeos Diego e Diogo. Com a camisa 10, Fernando teria a missão de municiar o A7 Speedfire Andrigo, melhor jogador da etapa doméstica.
Após um começo com 100% de aproveitamento, o Inter enfrentaria o Barcelona nas quartas-de-final. A força da base mais badalada do futebol mundial se fez valer: uma suada vitória catalã por 3 a 2, com gol no fim do jogo. O Inter saiu da competição de pé, com Fernando e Andrigo tidos entre os destaques.
Ficha Técnica
Nome: Fernando da Conceição Amorim
Data de Nascimento: 20/03/1995
Local de Nascimento: Feira de Santana-BA
Clubes que defendeu: Vasco da Gama e Internacional
Seleções de base que defendeu: nenhuma
- SuperVasco