Futebol

Ex-vascaíno Andrada fala do milésimo gol de Pelé

Logo após atender o telefone, Andrada já sabe sobre o que vai falar. Desde 19 de novembro de 1969, o assunto é sempre o mesmo: o milésimo gol de Pelé. Era ele quem estava no gol do Vasco quando o Rei cobrou o famoso pênalti. O assédio, que sempre foi grande, provavelmente aumentará à medida que se aproxima outro milésimo gol, o do Romário.

- Não me incomodo de dar entrevistas, pelo contrário - garante o ex-goleiro argentino, aos 69 anos, em entrevista por telefone.

Andrada, que vive na cidade argentina de Rosário, diz que já se acostumou a ser conhecido como o goleiro que levou o milésimo gol de Pelé. Ou a ser o goleiro do Rei, como brincavam seus compenheiros de Vasco na época.

Mas a notoriedade conseguida com o gol não faz com que ele mude de opinião. Se pudesse voltar no tempo, Andrada ainda teria voado desesperadamente na bola, como fez no Maracanã, para impedir o gol do Santos.

- Continuo não achando bom ser o goleiro do milésimo gol. Pelo meu ego pessoal, seria melhor não ter levado o gol. Mas, por desgraça e por sorte, fui o goleiro do Rei.

Se Andrada consegue falar com tranqüilidade sobre o assunto, muito se deve à maneira como ele sofreu o gol histórico. Primeiro, por ter sido de pênalti - ou seja, não havia muito o que fazer. Além disso, ele teve uma atuação quase impecável na partida.

Era essa a preocupação de Andrada antes da partida: ele não queria ficar para a história como o goleiro que cometeu uma falha.

- O meu medo era sofrer o gol em uma atuação ruim. Você sabe como o ser humano é exigente... Mas aquela foi uma das melhores atuações na minha carreira. Peguei bolas dificílimas.

É esse o recado que o goleiro do milésimo gol de Pelé deixa para quem for se transformar no goleiro do milésimo gol de Romário: não erre.

- Se tiver que levar o gol, que seja de cabeça erguida. Senão, vão falar dele para sempre como o goleiro que errou.

Para Romário, a dica é que não fique escolhendo a partida em que fará o milésimo gol. Andrada explica que poderá parecer que está tudo armado para a festa do Baixinho.

Fonte: ge