Futebol

Ex-promessa do Vasco se naturaliza croata e recebe elogios no país

Há sete anos, em 2017, uma equipe do Esporte Espetacular foi até São Januário conhecer um menino que já era considerado "prodígio" no Vasco. Rafael Belinho, à época com 8 anos, encantava pelo talento com a bola nos pés e pelo carisma fora das quadras.

Ele saiu do futsal e foi para o campo, mas hoje já não usa mais a Cruz de Malta no peito. Não por desejo do Vasco. Rafael precisou sair do Brasil para acompanhar o pai Misael, que recebeu uma proposta de emprego na Croácia. A família vive em Zagreb.

Rafael Belinho deixou o Vasco, mas a alcunha de "promessa" o acompanhou fora do Brasil. O menino foi naturalizado croata, com interferência da federação de futebol do país, e será convocado para as seleções de base.

- Consegui o passaporte croata, é uma coisa muito difícil de ter. A federação que me ajudou. Já fizeram o convite para eu jogar, o treinador está doido para eu jogar logo. Só estou esperando a próxima convocação, já falaram que vão me chamar - conta Rafael ao ge.

ESPORTE ESPETACULAR: conheça Belinho, prodígio do Vasco que faz sucesso dentro e fora de campo 

A informação foi publicada pelo portal croata "Croatia Week" com a seguinte chamada e descrição:

"Garoto-prodígio do futebol brasileiro no Dínamo receberá cidadania croata"

"Espera-se que Belinho jogue pela seleção júnior da Croácia e, posteriormente, pela seleção principal, se o seu desenvolvimento continuar conforme planejado. Belinho atualmente joga na base do Dínamo Zagreb e é conhecido como um grande talento.

Todos que o viram jogar o descrevem como um excelente jogador e um potencial excepcional. Seu técnico disse que ele é um jogador que vale 100 milhões de euros".

Sucesso desde o dia 1 na Croácia

Apelidado de Belinho por causa do cantor Belo, Rafael não teve tempo para esbanjar todo seu talento no Vasco. Campeão duas vezes da Copa Federação RJ, com gol nas duas finais, e campeão da Copa Zico, quando foi eleito o melhor jogador, o meia saiu do clube ainda com 11 anos, primeiro para jogar no Nk Vinodol. O que seria um teste virou definitivo depois de apenas um treino.

- O clube já tinha visto alguns vídeos meus, já vim sabendo que teria essa oportunidade. Eu vim para ficar só uma semana, para ser analisado, mas depois do primeiro treino os caras não deixaram eu voltar mais - recorda Rafael, que continua:

- O cara duvidou que eu seria melhor que o número 10 deles. No primeiro treino, eu peguei a bola e dei uma caneta no 10 deles. Depois do treino ele falou que eu era muito bom, que estava avançado e que era melhor que o jogador deles.

Rafael Belinho manda recado em croata para colegas do Vasco 

Depois de ficar cerca de três meses no Vinodol, onde foi artilheiro com 17 gols em seis jogos, Rafael recebeu algumas propostas e se transferiu para o Dínamo Zagreb, o maior clube da Croácia. Lá ele joga pela categoria sub-16. Na Europa foi campeão da Gol Ligue e da Lubjila - em ambos os torneios foi considerado o melhor jogador.

O garoto já recebeu proposta do RB Leipzig, da Alemanha, e é observado por outros grandes clubes da Espanha, que buscaram informações com o estafe do jogador.

"Bronca" em jogador da seleção croata

Dividido entre o Brasil e a Croácia, Rafael, que já domina o idioma do país, sofreu com a eliminação da Seleção na Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, os croatas venceram nos pênaltis e eliminaram os brasileiros nas quartas de final.

O jogador ex-Vasco, que se inspira em astros do time croata, cornetou Bruno Petkovic, responsável pela eliminação do Brasil - o atacante marcou o gol de empate, que levou a decisão para os pênaltis.

- Meus jogadores preferidos aqui são Luka Modric, Majer... O Petkovic, que joga aqui no Dínamo Zagreb e fez o gol contra o Brasil, já tirei foto com ele. Fizemos embaixadinhas juntos. Falei com ele que não era pra ter feito o gol, porque eliminou nosso Brasil da Copa do Mundo.

Rafael Belinho revela "bronca" em jogador da Croácia após eliminação do Brasil na Copa

Depois de uma fratura na clavícula que o afastou por um período dos gramados, Rafael Belinho voltou a jogar recentemente pelo Dínamo Zagreb.

- De 11 jogos da liga que estamos jogando aqui na Croácia, eu joguei sete e tenho quatro gols. Assistência não consigo contar, porque são muitas (risos) - conclui o atleta "revelado" pelo Vasco.

Fonte: ge