Futebol

Ex-goleiro vascaíno sempre em alta no futebol português

O FC Porto, que conta com o ex-goleiro do Vasco da Gama Hélton como titular absoluto,  pode atingir durante o próximo compromisso oficial em casa, contra o Schalke 04, a imponente marca de 1.000 minutos sem sofrer golos no Dragão. Uma fasquia que diz muito sobre a ditadura esmagadora do conjunto de Jesualdo Ferreira, que anulando o ataque adversário torna decisivo qualquer sucesso da sua linha dianteira.

Ontem, apesar de algumas dificuldades para suster os esforços atacantes do Gil Vicente, os azuis e brancos fixaram o registo de impermeabilidade defensiva em casa nos 943’. Este ciclo, curiosamente, foi aberto numa partida da Liga dos Campeões, a 6 de Novembro de 2007, frente ao Marselha. Um golo de Niang, aos 47’, obrigou os portistas a um esforço extraordinário para garantirem os três pontos, até porque esse susto, na altura, fez lembrar a desfeita do fim-de-semana anterior, quando Zé Pedro tinha facturado pelo Belenenses logo a seguir ao intervalo, no último encontro em que os portistas cederam pontos no seu reduto, a 2 de Novembro.

A partir daí, a contabilidade dá conta de 10 triunfos consecutivos, 9 dos quais sem sofrer qualquer tento. Um andamento que será colocado à prova contra os alemães, praticamente 4 meses volvidos desde o início da corrida, num jogo em que os dragões terão de correr riscos ofensivos para darem a volta a uma eliminatória na qual começaram a perder em Gelsenkirchen.

Olhando exclusivamente para os jogos da Taça de Portugal, a solidez defensiva também funciona como palavra de ordem. Após as eliminações de Chaves (2-0), Aves (2-0) e Sertanense (4-0), o FC Porto chega agora a uma soma de 9-0 em golos nas quatro partidas realizadas.

Fonte: Record (Portugal) / SUPERVASCO.COM