Clube

Ex-conselheiro do Vasco recebe medalha de mérito cultural do Instituto dos M

O subprocurador-geral da República do Brasil, Alcides Martins, foi ontem agraciado no Rio de Janeiro com a medalha do Mérito Cultural da Magistratura, em uma sessão promovida pelo Instituto dos Magistrados do Brasil, presidido pelo desembargador Jorge Uchoa.

O subprocurador Alcides Martins é um português radicado no Brasil há várias décadas. Natural de Vale de Cambra, em Portugal, onde nasceu em 1948, Alcides Martins fez a maior parte de sua formação acadêmica no Brasil.

Alcides Martins tirou o curso de Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1971 e 1975, vindo a especializar-se no final da década seguinte na Universidade de Coimbra, em Portugal, com um mestrado em Ciências Jurídico-Criminais. Alcides Martins fez ainda outros cursos no Instituto dos Advogados Brasileiros, na Faculdade de Direito Cândido Mendes, na Universidade de Valladodid (Espanha) e na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada.

Iniciando a carreira como professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Alcides Martins veio ainda a dar aulas de direito penal na Universidade Estácio de Sá (Rio) e na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Atualmente é professor de prática forense em Brasília, além de suas responsabilidades no Ministério Público.

Além da atividade profissional, Alcides Martins mantém uma forte ligação à sua herança luso-brasileira, tendo sido conselheiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, vice-presidente do conselho deliberativo da Casa de Portugal no Rio de Janeiro e conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas, entre outros cargos.

Fonte: Portugal Digital