Futebol

Ex-companheiros lembram momentos gloriosos de Juninho no Vasco

A final da Mercosul de 2000, quando o time de São Januário venceu o Palmeiras por 4 a 3, de virada, está na memória de qualquer vascaíno. Mas, talvez o grande símbolo daquela partida histórica seja Juninho Pernambucano e suas batidas na Cruz de Malta logo após o placar ter ficado em igualdade.

Com o retorno ao Vasco praticamente certo, o meia volta justamente no momento em que o clube precisa virar a página de fracassos anteriores e brilhar novamente. Ou seja, Juninho chega para ajudar o time a se reerguer definitivamente no cenário nacional e, quem sabe, assim como há 11 anos, ser protagonista de mais um grande capítulo da História vascaína.

A imagem do Reizinho naqueles instantes finais de jogo, momentos antes do quarto gol do Vasco, ficaram marcadas não só na cabeça do torcedor como também na dos companheiros de time. O zagueiro Odvan garante que naquele momento os jogadores renovaram os ânimos e tiveram certeza de que podiam sair do Parque Antarctica com o título da Copa Mercosul.

– Teve um episódio em relação ao Juninho que me marcou. Contra o Palmeiras, quando empatamos o jogo, ele deu aqueles socos no peito, mostrando para a torcida e para nós jogadores que ainda dava para vencer. Que tínhamos de lutar por aquele título – recorda.

Hoje, os cruz-maltinos que pedem a volta do Reizinho à Colina, com certeza torcem pela mesma injeção de ânimo e pelo retorno ao lugar mais alto do pódio.

Euller elogia exemplos

Quem também esteve presente naquela partida foi o atacante Euller. O Filho do Vento afirma que a atitude de Juninho naquele momento do jogo significou muito para quem estava em campo e deu moral aos jogadores vascaínos para se doarem ao máximo até o fim do jogo.

– O Juninho fez aquilo e todos nós pensamos que tínhamos de fazer igual. Aquela atitude, com certeza, deu moral à equipe. E é por isso que atitudes assim ficam marcadas para todos: imprensa, jogadores e torcedores – afirmou.

Euller garante ainda que gestos como esses são mais do que válidos dentro de campo, ainda mais em momentos difíceis de um jogo, como naquela ocasião:

– Coisas como essa, um carrinho em busca da bola, uma batida no peito, um pique a mais, são muito válidas, importantes em um jogo. Mostra que o time não está apático e vai lutar pela vitória – concluiu

Opinião dos ex-companheiros

Mauro Galvão: \"É um ótimo reforço e tem muita identificação. Vai ajudar, principalmente em uma temporada longa. Fez história, gosta muito dele e torço pelo sucesso. Nos demos muito bem quando jogamos juntos.\"

Odvan: \"Juninho, acima de tudo, é uma excelente pessoa. Como jogador, nem se fala. Quem tem a ganhar com isso é a torcida do Vasco, que sempre valorizou muitos atletas que marcaram seu nome.\"

Luisinho: \"A volta dele é muito importante. O Juninho participou de um período mágico do Vasco e tem muita identificação com a torcida. É um atleta fora de série, nunca teve contusões sérias.\"

Euller: \"Acho espetacular a volta dele ao Vasco. Vai ser um grande reforço para o Campeonato Brasileiro, acrescentando e ajudando ainda mais a perfomace que o time teve no ano passadoa.\"

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance