Futebol

Evasão de renda, nepotismo e agressão: esta é a FERJ apoiada por Eurico

Rubens Lopes, atual presidente, e Francisco Horta, candidato de oposição, disputam, hoje, eleição para presidir a Federação de Futebol do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos. Após batalhas de liminares, tentativa de impugnação de chapa e acusações de irregularidades, os dois candidatos se enfrentam em um pleito com resultado já conhecido: vitória de Rubinho e permanência do modelo de gestão de Eduardo Vianna, que morreu no ano passado após mais de 20 anos comandando a entidade.

Em janeiro de 2007 o LANCE! fez uma série de reportagens sobre a Federação do Rio (Dossiê Ferj). Um dos tópicos elencou os problemas que envolveram o presidente Rubens Lopes. Eis um resumo abaixo:

Derrame de cheques
Em janeiro deste ano, um funcionário da Ferj, que será chamado de X, afirmou ao LANCE! que aproximadamente 80 cheques foram assinados para quitar dívidas pendentes de Rubens Lopes.

Agressão
Segundo X, o diretor do quadro-móvel e controle financeiro, identificado como Jurimar, foi espancado dentro do Maracanã por não ter se demitido quando Eduardo Vianna retornou à presidência da Ferj.

Comissão
X afirmou ainda que por várias vezes Rubens Lopes tirou uma pequena fatia das receitas. Segundo ele, Jurimar guardava o dinheiro em casa e Rubens tirava R$ 20 ou 30 mil, assinava nota de débito e fechava o borderô. O destino do dinheiro não era revelado.

Nepotismo
O relato de X se estende aos profissionais que trabalham na Federação. De acordo com o funcionário, quando Rubens assumiu a presidência, em 2005, afastou todos os funcionários ligados a Eduardo Vianna. Em seus lugares, Rubens levou todo o seu pessoal.

Evasão de renda
X conta também que as credenciais feitas pela Federação faziam parte do esquema de evasão de renda. De acordo com ele, a entidade mandava confeccionar credenciais além da cota permitida. Alguns funcionários da Ferj chegaram a comercializá-las.

Ditadura
X denuncia ainda que uma mulher não identificada trabalhava na Ferj sob vigilância de seguranças armados, contratados por Rubens Lopes.

Não deixe de ler:

Denúncia: Lance! faz acusações graves sobre Eurico e borderô adulterado

Jornalista denuncia irregularidades no borderô de Vasco x América

Fonte: Lance