Eurico Miranda assume Vasco na próxima semana e terá desafio pela frente
Eurico Miranda vai assumir a presidência do Vasco a partir de terça-feira, 2 de dezembro, data marcada para a sua posse. O novo dirigente antecipou que José Luiz Moreira será o vice-presidente de futebol e os dois terão muito trabalho para montar o elenco para 2015, isso porque mais da metade do atual plantel tem contrato chegando ao fim em dezembro.
Resta saber qual vai ser a estratégia do novo departamento de futebol, que não deverá contar com Rodrigo Caetano, hoje diretor-executivo. Isso porque Eurico dá sinais de que não deseja um profissional remunerado para este cargo. A tendência é que primeiro se defina o nome do novo treinador. Após conduzir o time ao acesso na Série B, Joel Santana vem fazendo lobby para permanecer.
"Entrei em um momento de grande dificuldade, mas conseguimos o principal objetivo que era o acesso. Não vou falar sobre continuar, mas agora, no filé mignon, vem outro? Só o osso fica com o Papai? O filé quem come? Eu também quero", brincou Joel.
Resolvido isso, a tendência é atacar os contratos que terminarão agora. É provável que nomes como os dos laterais Carlos César e Diego Renan; do zagueiro Douglas Silva; dos volantes Fabrício e Pedro Ken; do meia Douglas sejam procurados para renovar. Deverão ser analisados casos de atletas que tiveram um desempenho fraco e perderam posição, como o lateral-direito André Rocha e o atacante Edmilson. O meia Lucas Crispim está na mesma situação, enquanto que o atacante Guilherme Biteco deverá ser dispensado.
O meia argentino Maxi Rodríguez tem agradado aos torcedores, porém sua situação é complicada, pois a tendência é que sua permanência envolva um alto custo, o que pode inviabilizar o negócio. A situação do meia Everton Costa é uma incógnita, já que o jogador vem lutando contra problemas cardíacos que o tiraram do futebol em abril. Caso não exista uma definição clara sobre o retorno do jogador aos gramados, ele deverá ser liberado.
Com contratos mais longos, nomes como os goleiros Martin Silva e Jordi, o volante argentino Aranda, os laterais Lorran e Henrique e o atacante Thalles deverão permanecer. Sobre contratações, o orçamento para 2015 não chega a empolgar e a diretoria que toma posse somente na terça-feira já vem se movimentando no sentido de procurar alguns empresários para tentar criar ligações e facilitar acertos que envolvam apenas o pagamento de salários, já que não há verba para investir em compra de direitos federativos.
O elenco ganhou dois dias de folga e a reapresentação acontecerá somente nesta terça-feira à tarde, em São Januário, quando começa a preparação para a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vasco vai enfrentar o Avaí no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), às 16h20 (de Brasília). Os catarinenses ainda sonham com o acesso e precisam da vitória, enquanto que os cariocas apenas cumprem tabela. Joel Santana não divulgou ainda se pretende fazer observações no elenco ou se vai manter a base que atuou diante do Icasa, no empate por 1 a 1 que garantiu o acesso no sábado passado. É possível que os atletas mais desgastados ganhem alguns dias de descanso.
Fonte: ESPN