Futebol

Estatísticas pesam a favor do Vasco na Copa do Brasil

Invicto na Copa do Brasil, o Vasco largou na frente na decisão da Copa do Brasil, ao vencer o Coritiba por 1 x 0, em casa, na primeira partida. Agora, carrega um grande favoritismo para chegar ao inédito título da Copa do Brasil e voltar à Libertadores.

Se não perder, como ainda não aconteceu nessa edição e nos últimos 19 jogos, o Vasco fatura o título. Se pegarmos a campanha do time de Ricardo Gomes fora de casa, a situação fica ainda melhor. Até agora, na atual edição da Copa do Brasil, foram cinco jogos como visitante, com três vitórias (6 x 1 no Comercial-MS, 3 x 0 no Náutico e 2 x 0 no Avaí) e dois empates (0 x 0 com o ABC e 2 x 2 com o Atlético-PR). Além disso, o Vasco tem a melhor defesa da Copa do Brasil, com apenas 6 gols sofridos em 10 jogos.

No confronto direito entre as equipes, o Vasco leva vantagem também. Em 36 jogos, foram 18 vitórias do clube carioca, contra 9 empates e 9 vitórias do Coritiba. Mesmo fora de casa, em Curitiba, o Vasco leva a melhor, com 6 vitórias, 7 empates e 5 derrotas em 18 jogos.

Outro dado importante nessa decisão é que em apenas três das 22 edições da Copa do Brasil realizadas até hoje o time que venceu o primeiro jogo perdeu o título. Em 1992, o Fluminense ganhou do Internacional por 2 x 1 no jogo de ida. Na volta, o Colorado venceu por 1 x 0, gol de pênalti de Célio Silva, no final da partida, e ficou com o título. Em 1998, o Cruzeiro bateu o Palmeiras por 1 x 0, no Mineirão, mas perdeu o título no Morumbi, depois de perder por 2 x 0. Curiosamente, o gol do título palmeirense também saiu bem no final, com Oséas. Já em 2008, o Corinthians fez 3 x 1 no Sport, no jogo de ida, e depois perdeu o título ao ser derrotado por 2 x 0 em Recife.

Fonte: Only Esportes