Futebol

Estatística mostra que Vasco melhora com Morais em campo

Uma orquestra sem o seu maestro não consegue apresentar o mesmo rendimento diante de seus fãs. No Vasco de 2007, a fórmula é praticamente a mesma. Sempre que não pode contar com seu camisa 10, o apoiador Morais, a equipe cruzmaltina cai de rendimento consideravelmente. No Brasileiro, Morais, com uma lesão no púbis, já desfalcou a equipe nas três últimas rodadas.

Em toda temporada, o Vasco já disputou 24 partidas. Em 19 contou com Morais e conseguiu nove vitórias, seis empates e quatro derrotas, o que leva a um aproveitamento de 58%. Já nos cinco jogos sem o camisa 10, o Vasco venceu duas vezes, perdeu duas e empatou uma, com 47% de aproveitamento.

Em uma primeira observação, a diferença entre o aproveitamento com e sem o apoiador parece pequena, apenas de 11%, mas basta pegar a tabela do Campeonato Brasileiro, por exemplo, para constatar o contrário. Com um aproveitamento de 58%, a equipe vascaína estaria em quarto lugar no Brasileiro. Já se tivesse 47%, ocuparia a 12ª colocação na tabela da competição.

Fato é que o time vai ter de se virar sem o jogador também no confronto contra o Cruzeiro, sábado, no Mineirão. Após se recuperar dos furos na perna direita sofridos contra o Fluminense, o apoiador sofre com uma lesão no púbis. Já são 22 dias de desfalque, o que preocupa, e muito, o treinador Celso Roth.

- Morais é uma referência técnica para nós e faz falta em qualquer situação. A ausência dele nos deixa em situação complicada. Ele é um desafogo de nosso time e espero que se recupere logo - disse o treinador cruzmaltino.

A previsão é de que o jogador só retorne ao time no outro fim de semana, contra o Santos. Sem o seu cérebro, o Vasco terá de pensar direito para não cair mais na tabela.

SEM MORAIS...

Volta Redonda: Expulso contra o América, Morais não jogou contra o Voltaço em São Januário. Mesmo assim, o time não teve dificuldades e goleou por 6 a 1, pelo Campeonato Carioca.

Gama: Em Brasília, Renato Gaúcho preferiu poupar o time. Sem Morais, o time ficou no 2 a 2.

Grêmio: Lesionado, Morais ficou fora da goleada de 4 a 0 sobre o Tricolor gaúcho no Rio.

Botafogo: Sem Morais e também criatividade, a equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Alvinegro.

São Paulo: Derrota cruzmaltina de 2 a 0 no Morumbi.

Substitutos de Morais não emplacaram

Celso Roth acompanha atentamente a recuperação de Morais e não esconde a ansiedade pela sua volta. No entanto, o treinador tentou, sem muito sucesso, suprir a sua ausência. Além de Renato, o apoiador Marcelinho foi testado na função, mas não emplacou.

Conca, que ainda não recebeu uma oportunidade na equipe titular, surge como bola da vez. Satisfeito com seu rendimento nos treinamentos, Roth não considera que a timidez seja o problema do argentino, como acredita seu procurador, Roberto Miguel.

- O problema de Conca não é esse, mas sim a sua participação sem a bola. Tecnicamente, trata-se de um excelente jogador. Ele evoluiu e por isso poderá ter a sua chance - disse Roth.

O treinador, que já conta com poucas opções, já perdeu André Dias para o mundo árabe e está perto de sofrer mais duas baixas no grupo: Abedi e Fábio Braz. A solução, segundo ele, é apostar nos jogadores que tem à disposição.

- Alguns jogadores estão deixando o clube e outros estão machucados, mas trabalharemos com as alternativas disponíveis - disse o treinador, que garante que o clube trabalha para se reforçar:

- Algumas situações estão sendo tratadas pela diretoria e podemos ter respostas em breve - disse.

Fonte: Lance