Estatística a serviço do futebol
Com o aumento grandioso de ferramentas e tecnologia disponíveis para as equipes, o principal diferencial passa a ser a maneira que os treinadores e dirigentes fazem uso das mesmas. Um exemplo bem claro disso é a estatística. De acordo com o proprietário da FootStats, empresa especializada na área - José Eduardo Domingos, os dados podem ser usados desde para analisar um adversário, até para a contratação de jogadores.
Trabalhamos com diversos grandes clubes do Brasil. É uma ferramenta que está disponível para todas estas equipes, mas a forma de usar vai variar de acordo com os profissionais de cada time. No Palmeiras, por exemplo, o Caio Júnior usa para estudar os adversários e preparar sua equipe. Já o Cruzeiro, utiliza o FootStats até mesmo para avaliar o histórico de um jogador antes de contratá-lo, diz.
O sistema da FootStats foi desenvolvido pela própria empresa e combina hardware, software e profissionais, que podem corrigir possíveis imperfeições. O produto é on-line e pode ser acessado em tempo real durante a partida, mas também existe um banco de dados com as informações de todos os jogadores.
Domingos conta que no caso do Palmeiras, o treinador Caio Júnior gosta muito de conversar e pedir opiniões e relatórios antes dos jogos. Entregamos um relato completo do Corinthians dois dias antes da vitória no clássico contra o Corinthians. Foi a pedido do Caio e somente o Palmeiras teve acesso a isso, explica.
O proprietário da empresa lembra que nem sempre a estatística reflete o resultado final do jogo, como por exemplo, um time pode chutar mais ao gol, mas perder a partida. Só que, outras informações são importantes para avaliar o desempenho da equipe, como o número de passes certos e errados de cada jogador.
Isso dá ferramentas para o treinador trabalhar a equipe. No caso do Internacional, os dados são monitorados durante a partida e as informações repassadas para o Abel Braga, o que pode influenciar a substituição de algum jogador ou a forma de jogar da equipe. Já o Renato Gaúcho, do Vasco, prefere trabalhar com estes dados após os jogos, explica.
Já que o sistema armazena todas as informações referentes a quase a totalidade de atletas no Brasil, a FootStats pode ser usada também para a contratação de jogadores. Domingos conta que o Cruzeiro já contratou jogadores ao verificar o desempenho nos principais fundamentos. As informações estão disponíveis para todos os nossos clientes. O que muda é a forma de utilizar e de ler os números, finaliza.
- SuperVasco