Futebol

Estaduais mantém sensação de disparidade entre pequenos e grandes

O final de semana encerrou a fase de classificação dos principais campeonatos estaduais do Brasil e acabou deixando a sensação de uma enorme disparidade técnica entre os times pequenos e os grandes. Mesmo com surpresas, as equipes do interior do estado não conseguiram deixar nenhum gigante de fora dos mata-matas.

No Carioca, o Bangu até se intrometeu entre os grandes e está nas semifinais da Taça Rio. Quem ficou de fora, porém, foi o Fluminense, que já está classificado para a decisão por ser campeão do primeiro turno e levou a fase de classificação com bastante descaso. Flamengo e Vasco também atuaram com reservas em boa parte da competição, mas, mesmo assim, avançaram no torneio.

No Rio Grande do Sul, o Caxias contou com um Gre-Nal precoce e levou o primeiro turno. Na Taça Farroupilha, porém, Grêmio e Internacional voltaram a sobrar e estão nas semifinais. Até o técnico Vanderlei Luxemburgo admitiu a disparidade técnica. \"A diferença tem sido muito grande mesmo. Entre os times da capital e do interior. Quando se joga na casa do adversário, isso fica um pouco menor. Mas jogando em um campo bom, com situações normais de jogo, é grande mesmo\", disse o técnico.

Em Minas Gerais, a diferença técnica acabou sendo ainda mais visível. Além da igualdade no clássico, o Cruzeiro terminou a primeira fase com apenas uma derrota - ainda na primeira rodada -, e o Atlético só foi perder pontos neste domingo, em empate com o Tupi - resultado que deixou os atleticanos na liderança. Um aproveitamento incrível de 91,7% dos pontos.

O ‘desfalque’ na reta final dos estaduais acabou sendo o Criciúma, em Santa Catarina - Figueirense e Avaí confirmaram a força e estão nas semifinais. Bahia e Vitória (Baiano), Ceará e Fortaleza (Cearense), Goiás, Atlético e Vila Nova (Goiano) e Spot, Santa Cruz e Náutico (Pernambucano) também confirmaram o favoritismo e seguem na briga pelo título es seus respectivos campeonatos.

Fonte: ESPN Brasil