Imprensa

Estado do Rio de Janeiro aumenta projeto e "amplia" novo Maracanã

Fechado para obras visando à Copa do Mundo de 2014 desde setembro do ano passado, o Maracanã teve parte de seu projeto alterado. Isso porque os responsáveis encontraram brechas para aumentar a capacidade final do estádio.

Após a reforma, o palco passaria a comportar, inicialmente, 76.525 torcedores. No entanto, com a mudança, terá condições de receber 80 mil pessoas. As informações estão no site oficial do governo do Rio de Janeiro.

Para ter esse ganho, já foram feitas alterações nas chamadas “gangways”, que são os corredores de circulação dos torcedores, que foram redesenhados. Isso representará mais dois mil torcedores e a mudança já foi aprovada. O restante virá com a criação de arquibancadas móveis nos túneis de acesso e está em fase final de análise.

Quem celebrou a notícia foi a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, que vê oportunidades de os clubes arrecadarem mais no futuro.

Essas mudanças levaram em conta o fluxo dinâmico dos torcedores, para evitar aglomerações nos corredores de circulação do público, e também um melhor aproveitamento dos espaços. O Maracanã vai ser uma das mais modernas arenas de futebol do mundo.

Na mesma nota, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o estádio será todo entregue em dezembro de 2012, conforme previsto inicialmente. Com isso, a cidade deverá ser uma das sedes da Copa das Confederações, que ocorre no Brasil em 2013.

O governador aproveitou para declarar que, após estar pronto, o Maracanã deve ser privatizado. Antes mesmo das obras o governo sonhou com isso, mas não conseguiu realizar a licitação.

O Maracanã é um equipamento para ser gerido pelo setor privado. Vamos começar esse processo no segundo semestre de 2011. Não tem cabimento um estádio como o Maracanã nas mãos do poder público. A concessionária terá de ter, obviamente, obrigações públicas. O Estado tem de concentrar os esforços naquilo que é importante. Como será um estádio renovado, e mais o Maracanãzinho, é um equipamento muito interessante para o setor privado.

Fonte: 180graus.com