Futebol

Estádio de São Januário é o 5º mais antigo do mundo, segundo site

O futebol é um desporto extraordinário que pode ser praticado em qualquer parte: na praia, na rua, num rinque, num pavilhão polidesportivo ou num estádio, entre outros locais espetaculares. No entanto, quando é jogado num local especial (pelo seu significado, história ou tradição), fica automaticamente gravado na memória de todos os adeptos e/ou simpatizantes. Conheça os estádios de futebol mais antigos do mundo e saiba porque é que estes espaços são locais míticos.

1. Estádio de Melbourne Cricket Ground – 1853

O Melbourne Cricket Ground é um estádio que foi construído em 1853 e está localizado na cidade de Melbourne, na Austrália. Trata-se de um dos estádios com maior lotação do mundo, pois tem capacidade para 100 mil pessoas, apesar de já ter albergado 130 mil. Neste local, já foram disputados vários compromissos desportivos de destaque, como por exemplo os Jogos Olímpicos de 1956. Ao longo dos anos foram realizadas várias obras de reconstrução, sendo que a última remodelação aconteceu nos anos de 2005 e 2006.

2. Estádio Parc des Princes – 1897

O Parc des Princes, em português “Parque dos Príncipes”, foi construído em 1897 e está situado a oeste de Paris, em França. Trata-se de uma infraestrutura excecional com capacidade para 48 mil pessoas, apesar de neste momento estar a ser discutida a hipótese da lotação do estádio aumentar para as 54 mil pessoas. Este estádio possui relva natural, já foi palco da Final do Campeonato da Europa de 1984 e é casa do Paris Saint-Germain, atual campeão francês.

3. Estádio de Loftus Versfeld – 1903

O Loftus Versfeld é um estádio que foi construído em 1903 e está situado na África do Sul. Trata-se do primeiro estádio centenário a ser utilizado na organização de um Campeonato do Mundo - Mundial de 2010. Neste momento, tem capacidade para 42.858 lugares, depois de terem sido realizadas obras de melhoramento em praticamente todas as áreas do estádio. A última remodelação custou cerca de 9 milhões de euros/26 milhões de reais e o estádio ficou totalmente moderno e funcional.

4. Estádio Giuseppe Meazza – 1926

O Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, é um estádio de futebol que se encontra na cidade de Milão, em Itália. Ele é bastante antigo, dado que começou a ser construído em 1925, mas só foi concluído em 1926. Ele tem capacidade para 80.074 lugares, foi durante anos a casa do AC Milan, mas, mais tarde, no ano de 1947, o Internazionale - o outro clube grande de Milão – também fez deste espaço a sua casa. A partir de 1980, o estádio recebeu o nome de Giuseppe Meazza em homenagem ao jogador, ídolo dos dois clubes, que havia sido morto um ano antes.

5. Estádio São Januário – 1927

O São Januário é um estádio de futebol que foi construído em 1927 e está localizado na cidade de Rio de Janeiro, no Brasil. O Caldeirão, como também é conhecido, é a casa do Club de Regatas Vasco da Gama e tem capacidade para 40.209 pessoas. Trata-se de um estádio invulgar que foi remodelado recentemente com o intuito de proporcionar um maior conforto e bem-estar aos seus adeptos e simpatizantes.

6. Ellis Park Stadium – 1928

O Ellis Park Stadium foi construído em 1928 e está localizado na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Ele tem capacidade para 59.611 pessoas e foi um dos estádios-sede do Campeonato do Mundo de 2010. Em 2009, houve uma remodelação total ao nível das bancadas, acessos e segurança, o que fez com que o estádio ficasse mais moderno e atual.

7. Estádio Centenário – 1930

O Centenário é um estádio de futebol único que está localizado na cidade de Montevideu, no Uruguai. Ele começou a ser construído em 1928, mas só ficou concluído em 1930. A sua capacidade atual é de 65.235 pessoas, mas o seu recorde de assistência é de 93.000 pessoas num jogo que opôs a seleção do Uruguai à seleção da Argentina.

8. Estádio Olímpico de Berlim – 1934

O Olímpico de Berlim é um estádio de futebol que foi construído em 1934 e está situado em Charlottenburg, distrito de Berlim. Atualmente, é a casa do Hertha BSC Berlin e do Berlin Thunder, um clube de futebol americano da NFL Europa. Em 2002, durante a reforma do estádio, foi encontrada uma bomba da II Guerra Mundial por debaixo da arquibancada que foi detonada no exterior pela polícia. Em 2006, foi restaurado para a realização do Campeonato do Mundo de 2006 e a FIFA considerou-o como um estádio 5 estrelas.

9. Estádio Vélodrome – 1937

O Estádio Vélodrome está localizado na cidade de Marselha, no sul de França e foi construído em 1937. A sua capacidade atual é de 60.013 pessoas e foi reformado para receber os jogos do Campeonato do Mundo de 1998. Estas remodelações aumentaram a capacidade do estádio e ofereceram melhores condições em termos de segurança e de acessibilidade a todos os que lá se deslocam.

10. Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti – 1938

O Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez, fica localizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ele começou a ser construído em 1936, mas só foi concluído em 1938. Trata-se do maior estádio da Argentina e, como tal, é o palco principal da seleção das “Pampas”. Ele tem capacidade para 66.449 pessoas e é a casa do River Plate.

Fonte: Dribles.com