Futebol

Estádio Beira-Rio não assusta o Vasco

Jogar contra o Internacional, no Beira-Rio, nunca foi tarefa fácil. Além da fanática torcida, a tradição do estádio, palco de três conquistas brasileiras e duas Libertadores pelo Colorado, assusta qualquer adversário. Mas o Vasco figura como uma excessão.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, o Gigante da Colina tem sido uma pedra no sapato quando visita a equipe de Porto Alegre. Foram seis jogos entre os dois times no Beira-Rio, com três vitórias para cada lado. E o Vasco leva vantagem nos critérios de desempate: marcou nove gols, contra oito dos anfitriões.

O último triunfo vascaíno aconteceu em 2007. Na ocasião, Alan Kardec e Leandro Amaral marcaram para o Cruzmaltino na vitória por 2 a 1 sobre a equipe da então promessa Alexandre Pato. O hoje rival Celso Roth comandava o Gigante da Colina.

As estatísticas recentes refletem o equilíbrio histórico entre as equipes no Brasileirão. Vasco e Inter jogaram 43 vezes, com 17 vitórias dos cariocas, 18 dos gaúchos e oito empates. Em Porto Alegre, o Cruzmaltino saiu vitorioso em cinco oportunidades, perdendo nove e empatando outras duas.

Por isso, no confronto do próximo domingo, na capital gaúcha, o suposto favoritismo do time da casa deve ser encarado com moderação. Embora vivam momentos distintos, os dois clubes estão separados por apenas seis pontos. E, em caso de novo triunfo, o Vasco, invicto há 14 jogos, pode voltar a encostar na briga por uma vaga na Libertadores.

Fonte: Lancenet!