Futebol

'Espião' de Zé Ricardo e mais assíduo no Vasco, Jean pede serenidade

Enfrentar o Corinthians em Itaquera está longe de ser um cenário agradável para o Vasco. O líder do Brasileiro é o segundo melhor mandante da competição, acumulando sete vitórias, três empates e só duas derrotas em seus domínios. Para o Cruz-maltino, o desafio no próximo domingo também passa pelo seu próprio desempenho fora de casa, que não é dos melhores: fez 11 pontos em 11 jogos como visitante, o sexto pior índice na Série A.

Mas as vitórias sobre Fluminense e Grêmio, esta última já sob o comando de Zé Ricardo, deram novo ânimo ao Vasco. Os cariocas se aproximaram do G-6 e viram o Corinthians patinar com três derrotas em quatro jogos no returno, duas delas em Itaquera.

— Nosso time está numa crescente muito boa. Isso prova que temos capacidade de chegar na casa do adversário e impor nosso ritmo de jogo — apostou o volante Jean.

Jean conhece o Corinthians por dentro: chegou ao clube paulista em 2016 e, sem espaço no time de Fábio Carille, foi emprestado ao Vasco no começo desta temporada. Seu retorno ao time titular no lugar de Wellington, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deve ser a única alteração de Zé Ricardo em relação ao time que venceu o Grêmio por 2 a 0 no último sábado.

Contra os gaúchos, o Vasco adotou postura cautelosa e preocupou-se, antes de atacar, em não dar espaços na defesa. A ideia é que o estilo se mantenha em Itaquera, e que a pressão de construir o resultado fique com os anfitriões.

— O Corinthians vem de resultados negativos e precisa desses pontos. Precisamos saber administrar isso, sem ansiedade. Temos de fazer nosso jogo, não o deles — disse Jean.

Futuro indefinido

Embora seja o jogador de linha mais assíduo no Vasco deste Brasileiro — já soma 1.805 minutos em campo, atrás apenas do goleiro Martín Silva no elenco vascaíno —, Jean ainda não sabe se o futuro passa por São Januário em 2018. Emprestado até o fim do ano, ele tem uma cláusula de compra em seu contrato, mas disse que ainda não foi procurado para tratar de renovação.

Jean garante, no entanto, que seu desejo é permanecer. Revelado pelo Paraná, o volante afirmou que a identificação com o Vasco foi imediata:

— Aprendi a amar o clube. Quando você entra em São Januário, passa a entender a dimensão do Vasco. Criei um carinho muito grande, me tornei vascaíno de coração.

Fonte: Extra