Futebol

Especialista comenta situação do Vasco na volta ao Brasileiro

A poucos dias do fim da Copa do Mundo, os cariocas entram na reta final de preparação para a volta do Campeonato Brasileiro. No total, serão 38 dias de paralisação na competição nacional. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco tiveram bastante tempo de se planejar e se preparar, cada um a sua maneira, para o segundo semestre.

Clube carioca em melhor situação no Brasileiro, em terceiro lugar, o Fluminense deu 15 dias de folga e foi o último a voltar a trabalhar. Muricy Ramalho exigiu ao máximo nos treinos técnicos e táticos em Mangaratiba e o elenco mudou pouco para lutar pelo título. Emerson e Valencia chegaram. Deco é muito aguardado.

O Botafogo viveu dias de alegria. Após longas novelas, o clube anunciou Jobson e está acertado com Maicosuel, que já treina com o grupo. Joel Santana aproveitou o período na Ganja Comary para fazer testes de novos esquemas e colocar em forma o atacante, priorizando treinos táticos. O time fez um jogo-treino e um amistoso.

Atual campeão brasileiro, o Flamengo voltará a jogar em dificuldades. O clube perdeu Adriano e Love, e não conseguiu repor no mesmo nível. As apostas ficaram nas contratações de Renato Abreu, Correa e Val Baiano. Por falta de opção, Rogério Lourenço deu chances a jogadores da base nos treinos na Gávea e em Itu (SP).

Quem teve com o que se preocupar foi o Vasco, penúltimo colocado. Ficou sem técnico com a saída de Celso Roth e PC Gusmão foi contratado. O novo comandante aproveitou o período em Mangaratiba para conhecer o grupo. Ele também fez testes nos dois jogos que disputou (uma vitória e uma derrota) em torneio em Santa Catarina.

Em situação complicada, o Vasco se reforçou. Felipe chegou com Éder Luis e Fellipe Bastos, além de Zé Roberto para tentar livrar o clube do fantasma do rebaixamento.

Agora, é esperar mais dez dias para a bola voltar a rolar no Brasil e ver se a preparação dos quatro cariocas neste período foi a ideal. Que venha o Brasileirão!

Confira um balanço dos quatro cariocas:

\"\"\"O elenco do Botafogo antes da pausa para o Brasileiro era limitado. Havia, no máximo, 15 jogadores em condições de entrar em campo. Com a chegada de Jobson e Maicosuel, o setor ofensivo está bem. Aliás, esses dois reforços eram o sonho de nove em cada dez torcedores alvinegros. Já o setor defensivo ainda precisa de jogadores que venham para jogar.
O grupo ficou dez dias se preparando na Granja Comary. Lá, Joel teve tranquilidade para ensaiar formações diferentes, ousando até escalar três atacantes. Porém, no jogo-treino que fez contra o Macaé, o 1 a 1 foi decepcionante edeixou dúvidas sobre a evolução para o restante do ano.\"
Thiago Bokel, editor do L!
\"\"\"O Flamengo soube aproveitar a paralisação para a Copa de forma proveitosa, intensificando os treinos, sobretudo em Itu, onde está concentrado desde o fim da semana passada. O time precisa treinar? Sem dúvida, ainda mais por suas últimas atuações no Brasileirão. Mas a maior necessidade rubro-negra diz respeito aos reforços. E neste quesito, o Flamengo precisa melhorar muito. A equipe hoje está longe daquela que foi campeã em 2009 e até mesmo daquela que começou a competição deste ano. Jogadores importantes saíram e a reposição não está no mesmo nível. Jean, Correa, Renato e Val Baiano ajudarão, mas não serão a solução.\"
Flávio Garcia, editor do L!
\"\"\"Dar duas semanas de folga aos jogadores neste período de Copa foi um exagero. Pelo menos na minha avaliação. No mais, Muricy e a diretoria souberam trabalhar em cima de nomes para reforçar o elenco, apesar de não terem conseguido um lateral-direito. Emerson tem tudo para fazer uma boa parceria de ataque com Fred, assim como o fez com Adriano. Valencia chega para suprir uma carência que existia na cabeça de área, além de ser um jogador versátil. E Deco, caso realmente consiga sua liberação do Chelsea, seria a cereja desse bolo tricolor. Com este grupo, a tendência é a de que o Fluminense continue brigando no topo da tabela, com fortes chances de título.\"
Erich Onida, editor do L!
\"\"\"O Vasco foi às compras durante a parada do Brasileiro. E realmente precisava, já que a penúltima posição é preocupante, algo que os jogos na Copa da Hora serviram para reforçar. O setor ofensivo ganhou bons nomes, como Felipe, Zé Roberto, Eder Luis, Nunes e até Bruno Paulo. Com a permanência de Carlos Alberto encaminhada, o Vasco tem tudo para montar uma linha de frente de respeito. Falta saber quando todos estarão aptos e se o entrosamento será imediato. O setor defensivo, por sua vez, com Cesinha e Irrazábal, é uma incógnita. PC tem testado várias formações, mas nada que empolgue. É o que o vascaíno mais teme.\"
Daniel Bortoletto, editor do L!

Fonte: Lancenet!