Futebol

ESPECIAL: Espelho de Romário para fazer história no futebol foi a própria im

Quando desperta no menino o sonho de virar jogador de futebol, logo vem a imagem do ídolo, aquele que provoca riso e choro puro. O encontro com essa personalidade, na qual se espelhou, é retratada como um momento de emoção, inesquecível em sua vida. Romário jamais o viverá.
Autêntico em sua marra defensiva, já mostrava quando garoto a personalidade estranha que se construía e enxergava no espelho apenas o futuro brilhante que o aguardava.

Homem capaz de se dizer engraçado aos 40 anos, mas com uma carreira marcada por polêmicas e desafetos. Ele é quem é por natureza e não vai mudar.

- Romário nunca teve um ídolo.

Eu ainda mostrava o Reinaldo (Atlético-MG) quando passava na TV. Ele nunca ligou - disse seu Edevair.

A autenticidade de Romário não se trata apenas de uma corujisse de pai e mãe. Amigos de infância, da Vila da Penha, dos tempos de Estrelinha encaram a personalidade do craque sem qualquer restrição. Respeitam sua maneira de agir.

- Ele já era marrento. A história dele não mudou. Tem a mesma personalidade. Com essa coisa de time e ídolo, nunca esquentou. Só era América por influência do pai - comentou Gilmar, que hoje trabalha como representante comercial.

Romário nunca se preocupou em assistir aos jogos de futebol de sua época de garoto. Seu jeito de jogar foi esculpido pela vivência com a bola e o terreno.

- Ele não gostava muito de ficar assistindo aos jogos. E quando jogava, ficava distraído, mais preocupado com as meninas. Mas quando a bola chegava, ele fazia o gol e resolvia - garantiu Henrique, que agora é motorista de ambulância.

Fonte: Lance