Futebol

Espaço na defesa, Galdames e Zé Gabriel: mais sobre a entrevista de Ramón

O técnico Ramón Díaz se mostrou orgulhoso com a atuação do Vasco no empate com o Nova Iguaçu em 1 a 1, na noite deste domingo, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, e cravou que o time irá jogar a final.

- É seguir competindo como estamos fazendo. Estou muito orgulhoso da equipe e os torcedores também têm que estar orgulhosos. Por uma razão muito simples e fácil que vou explicar. Primeiro que jogamos há três dias uma partida importante onde necessitamos da classificação. Passamos, com sofrimento, com muita pressão. Mas também tem que entender que a equipe hoje poderia ter ganho por dois ou três, mas também perdido. O Nova Iguaçu teve a semana de descanso, o que vai ser a nossa situação agora, já que eles vão jogar contra o Internacional e nós vamos preparar tudo para o domingo. O Vasco vai chegar à final (bate na mesa). Porque tem espírito e compromisso. É o espírito de sair perdendo e se recuperar.

O treinador também pediu que os torcedores acreditem no time até o fim - contra o Água Santa, na Copa do Brasil, alguns torcedores deixaram São Januário antes do empate e da classificação.

- O mais justo era o empate. Estou muito contente. Entendo que a torcida queria ganhar de 3 a 0, mas o futebol tem isso. Há que competir. Não se vá antes (do estádio), não tem que sair do estádio. Outro dia eles foram embora, nós empatamos e ganhamos nos pênaltis. O torcedor verdadeiro fica até o último competir. Não descartem o Vasco a nenhum momento. Hoje estávamos perdendo mas reagimos. O que mais gosto do Vasco é esse temperamento. Se continuarmos com esse espírito vai ser difícil para todos. A equipe vem de um desgaste, Zé, Paulo, o francês necessitavam de um descanso... Agora, no domingo chegaremos na final. Isso digo já.

Vasco e Nova Iguaçu se enfrentam novamente no próximo domingo, às 16h (de Brasília), pelo segundo e decisivo confronto pela semifinal. O local ainda está sendo definido.

Estou feliz que faltam 90 minutos para jogar e teremos tempo para recuperar. Vocês vão ver a diferença para recuperar, pressionar e atacar"

— Ramón Díaz

Confira outras respostas de Ramón Díaz

Espaços na defesa

- Essa é a pressão que existe. Nós temos um goleiro extraordinário que soluciona um montão de problemas. A equipe tendo mais descanso, os jogadores entrarão 100%. Hoje eles entraram com desgaste, não fomos tão pulsantes como antes.

Bater na mesa e botar a cara tira a pressão dos jogadores?

- Os jogadores estão felizes com esse momento. Fazia tempo que o Vasco não estava nessa situação de competir e poder chegar em uma final. O clube é isso. É uma equipe grande. A torcida é uma das melhores do Brasil. Acho que domingo terão ainda mais pessoas. Estou feliz pela ajuda. Claro que temos que corrigir algumas coisas, mas com o descanso vamos fazer.

Tempo para mostrar bom futebol

- Necessita tempo. Estamos aqui há oito meses. Me deem tempo para rearmar a equipe. Existem jogadores que estão entendendo o que é o Vasco. Estamos melhorando a cada dia. Outro dia, em um primeiro tempo, tivemos um futebol incrível (contra o Água Santa), é isso que queremos manter. Domingo será diferente.

- Gosto de jogar bem o futebol. Mas sei que estou em uma equipe grande e com todas as coisas, uma torcida grande e as cobranças, eu preciso ganhar. É preciso equilíbrio para que os torcedores tenham a tranquilidade. E aí teremos o futebol daquele primeiro tempo, para mim o melhor do Vasco desde que cheguei.

Zé Gabriel e Galdames

- Nossos planos mudaram quando Paulinho e Jair se machucaram. Jair tem muita experiência e Paulinho, com dinâmica e ritmo... O Vasco está sofrendo, mas temos que nos adaptar. Estamos contentes com o que temos. Precisamos melhorar nessa zona que eu considero ter um pouco mais de dificuldade.

Fonte: ge