Escola italiana vira referência para Alberto Valentim
Alberto Valentim tem buscado no sistema defensivo da escola italiana um modelo que lhe permita transformar o Vasco numa grande força do futebol brasileiro.
Marcação forte que começa com os quatro jogadores do bloco ofensivo, segue na linha de cinco intermediária e se fecha com os quatro defensores protegendo a baliza de Fernando Miguel.
Por isso tem preferido os mais leves como Thiago Galhardo, Pikachu e Marrony, jogadores que se desdobram entre a marcação e a ligação ofensiva com o trator Maxi López.
Tem dado certo: o Vasco sofreu apenas dois gols em seis jogos pela Taça Guanabara, desempenho que lhe garantiu os 100% de aproveitamento, embora não tenha feito grandes atuações.
Por esse aspecto, o novo confronto com o Fluminense de Fernando Diniz, agora no Maracanã e valendo o título do turno do Estadual, seja mesmo o melhor desfecho para a competição.
De um lado um time mentalmente programado para envolver o adversário a partir da posse de bola, do outro a equipe treinada para fazer da marcação compactada sua diferença competitiva.
No confronto em Brasília, o Vasco de Valentim anulou o processo construtivo do Fluminense de Diniz e venceu por 1 a 0.
Vejamos no confronto deste domingo...
Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal - Extra Online