Clube

Ercolino de Luca tem ligação com a Leduca, patrocinadora do Vasco

Escolhido por Roberto Dinamite para ser o novo vice-presidente de futebol do Vasco, Ercolino Jorge de Luca possui relação direta com a Leduca, uma das patrocinadoras do clube. Além de ser colaborador informal da diretoria, financiando viagens e o pagamento de contas na Colina, o empresário é parente dos sócios da empresa do ramo da construção civil.

A Leduca possui como acionistas Christina Modesto Guimarães Soares de Moura de Luca, Priscilla Soares de Moura de Luca, Paula de Luca Marques e Paulo Gaspar Marques. Os sócios são, respectivamente, esposa, filhas e genro de Ercolino de Luca, futuro vice de futebol.

A empresa se tornou patrocinadora do Gigante da Colina até o fim da temporada, estampando sua marca na barra da camisa. O anúncio do acerto ocorreu no último dia 13. Antes, a Leduca já havia feito patrocínios pontuais nas partidas contra Grêmio e Portuguesa, no fim de agosto. Os valores do acerto, em ambos os casos, não foram divulgados pela diretoria nem pela assessoria da empresa.

Ercolino Jorge de Luca ainda não foi anunciado oficialmente nem iniciou os trabalhos como vice-presidente de futebol por causa de uma internação provocada por uma diverticulite (inflamação no intestino grosso). Está sendo cogitada a possibilidade de o empresário passar por uma cirurgia. Somente depois disso que ele teria condição de assumir o cargo.

O empresário é amigo pessoal de Roberto Dinamite e possui ligação estreita também com o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos aliados políticos do presidente. Ercolino foi figura recorrente nas viagens do Vasco durante a disputa da Copa Sul-Americana de 2011 e da Copa Santander Libertadores deste ano, sempre hospedado no mesmo hotel que a delegação de São Januário.

Vice de esportes olímpicos balança

A diretoria do Vasco pode perder em breve mais um vice-presidente. José Pinto Monteiro, responsável pelo departamento de esportes olímpicos e responsabilidade social, pode deixar o clube da Colina.

O motivo principal para a saída seria a possibilidade de desmembramento do setor em modalidades. Monteiro seria contrário à decisão e isso estaria motivando o dirigente a deixar São Januário, onde está desde 2008, quando assumiu o cargo.

O vice-presidente também estaria insatisfeito com os rumos da gestão de Roberto Dinamite. Monteiro teria participado, inclusive, de reunião com os ex-vice-presidentes José Hamilton Mandarino, Frederico Lopes e Nelson Rocha. Todos eles já deixaram o clube por incompatibilidade com a gestão.

Rocha sai, mas projeto da arena está adiantado

Insatisfeito com algumas atitudes de Roberto Dinamite, Nelson Rocha, que já havia deixado o cargo de vice de finanças, comunicou segunda-feira que não vai mais coordenar o projeto da nova arena de São Januário. Mas, de qualquer forma, garante que deixa a situação bem encaminhada para a diretoria.

– Comuniquei a todos que deixo a coordenação do projeto. Não posso aceitar que as pessoas façam coisas sem que eu saiba. Por exemplo, o Roberto (Dinamite) e o Olavo (Monteiro de Carvalho) se reuniram com a OAS sem que eu soubesse. Isso não posso aceitar. É falta de respeito – disse Rocha, que, brevemente, também vai deixar a pasta de vice geral.

A OAS é a favorita para tocar o projeto. Dinamite teve uma reunião com empresários da construtora na última quinta-feira, mas um outro encontro já havia acontecido no último mês.

Até o dia 31, o clube vai receber todo o estudo de viabilidade para ser analisado pelo conselho deliberativo. O estádio vai fechar para obras no ano que vem.

Como o LANCENET! havia noticiado no mês de junho, o estádio terá capacidade para até 45 mil lugares, visando aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. A obra vai custar cerca de R$ 900 milhões.

Dança da cadeira

Mandarino
O vice de futebol deixou o clube reclamando da interferência de Dinamite nas decisões do departamento.

Nelson Rocha
Deixou de ser vice de finanças e vai deixar a vice-presidência geral em breve. Também reclama da postura de Roberto Dinamite.

Frederico Lopes
Era vice de patrimônio e saiu atirando contra o presidente.

Ercolino de Luca
Vai assumir a vice-presidência de futebol no lugar de Mandarino.

Manoel Santos
Deve ser o novo vice de patrimônio, na vaga de Fred Lopes.

Fonte: Lancenet!