Futebol

Equilíbrio é a marca do clássico

As estatísticas dos confrontos entre Vasco e Fluminense são equilibradas, principalmente em se tratando de Estaduais. O time cruzmaltino supera o Tricolor se forem considerados os confrontos gerais, porém, nas disputas do Campeonato Carioca, os clubes têm o mesmo número de vitórias.

No total, são 321 jogos, com 127 vitórias do Vasco contra 109 do Flu, e mais 85 empates. Já em Estaduais, ambos conseguiram 71 triunfos, com 53 igualdades no marcador. O time de São Januário fez a rede tricolor balançar 485 vezes, enquanto o time das Laranjeiras marcou 449 vezes contra os rivais, no somatório de todos os confrontos.

O primeiro duelo entre os velhos adversários aconteceu no dia 11/3/1923, em Figueira de Melo, e os vascaínos levaram a melhor por 3 x 1, com gols marcados por Negrito (2) e Torterolli. Welfare (2) anotou para o Tricolor.

Até o fim da década de 90, o Fluminense tinha, por tradição, o hábito de vencer o rival, principalmente em jogos decisivos. Foi assim no primeiro jogo do triangular final do Campeonato Carioca de 1975, quando o Flu de Rivelino & Cia goleou por 4 x 1. Após este confronto, o time de São Januário ainda venceu o Botafogo por 2 x 0, mas de nada adiantou, pois a equipe das Laranjeiras acabou ficando com a taça pelo saldo de gols, após perder para o Alvinegro por 1 x 0.

No bi do clube das três cores, o Vasco novamente foi a vítima. Na decisão, o argentino Doval garantiu o título para o Fluminense marcando no último minuto da prorrogação.

Outra história triste para o Vasco aconteceu em 1980, quando o zagueiro Edinho marcou, de falta, sacramentou o Estadual. Em 1984, mais um gol solitário levou às lágrimas os torcedores cruzmaltinos. Na ocasião, o paraguaio Romerito decidiu o primeiro confronto e o Flu ficou com o título brasileiro após o empate em 0 x 0 na final.

Como se não bastasse, no mesmo ano, o Flu tirou o Vasco de vez da disputa da Taça Rio, após vencer nos pênaltis a partida que tinha terminado em 1 x 1 no tempo normal.

Entretanto, em 1993, um 0 x 0 deu o Campeonato Carioca aos cruzmaltinos, depois de uma vitória por 2 x 0 e outra dos tricolores por 2 x 1. No ano seguinte, o Vasco conquistou um inédito tri justamente em cima do tradicional adversário.

Fechando as histórias das decisões entre os rivais de domingo, o Vasco bateu o Flu na final de 2003 e levou para casa seu 21º título Estadual.

Fonte: Placar