Categorias de base

Entrevista: Caio Monteiro é a aposta do Juvenil para 2013


Foto: Arquivo Pessoal do Jogador


Se tem uma posição que o Club de Regatas Vasco da Gama tem histórico de formação, essa é a de atacante. Roberto Dinamite, Edmundo, Romário, Valdir e Sorato são apenas alguns dos nomes que brilharam na base vascaína e conseguiram obter sucesso no time profissional.

É bem verdade que há muito tempo o Gigante da Colina não produz atacantes do nível dos citados, porém não deverá demorar para chegar o dia que o torcedor cruzmaltino voltará a desfrutar de gols e grandes atuações de artilheiros revelados em São Januário.

Dentre os nomes apontados pelos treinadores da base como favoritos para suprir essa lacuna atual está Caio Monteiro. Atualmente com 15 anos de idade, o jovem foi artilheiro de todas as competições que disputou com a camisa vascaína.

No clube desde 2005, Caio iniciou sua trajetória no futsal jogando como fixo, posição mais defensiva do esporte. Algum tempo depois, o garoto foi tentar a sorte no futebol de campo e para a alegria de seus futuros treinadores resolveu tentar conquistar seu espaço na posição de atacante.

Técnicos se rendem ao talento do CM09

Foto: Arquivo Pessoal do Jogador


É nesse setor que Caio vem se destacando e se sendo artilheiro de todas as categorias o mirim. Com a promoção de Daniel Pessoa para o time de juniores e a saída de Thiago Mosquito, é bem provável que o \"matador\" se torne titular do juvenil logo em seu primeiro ano na categoria. As declarações do técnico Cássio, do sub-17, provam como Monteiro está com moral em São Januário:

- Nós temos hoje no 97 o Caio, que tem sido artilheiro das categorias desde o mirim. No primeiro ano no Infantil ele foi artilheiro jogando contra um grupo 96. Nesse último ano ele conseguiu novamente ser artilheiro. Então, nós temos o Caio, que é um jogador que nós temos que ter atenção - declarou o treinador ao \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Outro que não se cansa de elogiar Caio Monteiro é Luiz Felipe, técnico do Infantil. Apesar de ter chegado ao clube no final de 2012, o treinador já conhecia as qualidades do \"CM9\" e durante muito tempo teve que armar sistemas defensivos para tentar evitar as investidas da promessa vascaína:

- O Caio é um jogador que eu já conhecia antes de chegar ao Vasco. É um jogador muito qualificado e que possui uma habilidade muito grande. É um garoto que possui a cabeça no lugar, é muito centrado. Acho que se ele der prosseguimento ao trabalho que vem fazendo ao longo dos anos com simplicidade, dedicação nos treinamentos, honestidade e dinamismo, tem tudo para despontar no futebol - disso com exclusividade ao \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Como vimos, fazer gol é o ofício de menino Caio Monteiro, que tem Cristiano Ronaldo, Neymar e Fred como ídolos.

O amor de CM09 pelo Vasco

Foto: Arquivo Pessoal do Jogador


Estudante do Colégio Vasco da Gama, Caio Monteiro não esconde de ninguém que possui o sangue vascaíno nas veias. É comum ver o garoto postar em seus perfis nas redes sociais declarações de amor ao cruzmaltimo.

Ao ser perguntado sobre o que o Gigante da Colina representa em sua vida, o artilheiro não pensa duas vezes e responde:

- O Vasco representa tudo na minha vida. O Vasco é minha segunda casa. É onde eu tenho uma família muito grande, que são os meus companheiros. Passo a metade do meu dia dentro de São Januário vestindo o uniforme do Vasco. Estudo lá, faço tudo lá. A unida coisa que não faço lá é dormir - declarou com exclusividade ao \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Bate-papo exclusivo com Caio Monteiro, aposta do Juvenil para 2013.

Quando você chegou ao Vasco e por quais categorias você passou?

“Cheguei ao Vasco em maio de 2005 quando meu pai me colocou na escolinha. Fiquei na escolinha até o final do ano. Em 200, chamei a atenção de alguns pessoas do futsal e eles me chamaram para fazer um teste. Passei no teste e dei início a minha carreira. Foi no futsal que tudo começou, mais precisamente na categoria fraldinha. Passei por todas as categorias: pré mirim, mirim, infantil e agora em 2013 vou subir para o juvenil”.

Você sempre foi atacante? Conta um pouco sobre sua trajetória no Vasco nessa posição.

“Sim, sempre joguei no ataque. Em 2006, eu jogava só futsal e quando fui paro campo, em 2007, perguntaram a minha posição e eu falei atacante. O treinador na época, que era o Oliveira, me colocou no ataque e fui me adaptando mais e mais. No primeiro campeonato pelo pré-mirim, em 2008, eu fui artilheiro da Copa Light. Em 2009, subi para o Mirim, era meu primeiro ano na categoria, e fui para um torneio no Espírito Santo. Fui artilheiro também e quando voltamos pro Rio teve outra Copa Light, onde eu fui artilheiro de novo. Em 2010, fui artilheiro logo no meu primeiro Campeonato Carioca. Em 2011, no meu primeiro ano de infantil, fui artilheiro do Campeonato Carioca outra vez. Esse ano, graças a Deus, consegui ser artilheiro mais uma vez. Isso sem contar a Copa Amizade Brasil/Japão, onde eu também terminei como artilheiro”.

Qual a importância da passagem pelo futsal? Que características você trouxe de lá?

“Minha passagem pelo futsal foi muito importante para mim, pois aprendi muita coisa por lá. Foi lá onde tudo, onde eu comecei a pegar velocidade com a bola no pé, a ter precisão no passe e a não parar de correr um minuto. Isso porque o jogo de futsal é sempre corrido, é sempre lá e cá. Eu não trouxe quase nenhuma característica de lá, pois no futsal minha característica era defender (risos). Eu jogava de Fixo. No campo, minha característica é fazer gol”.

Como você avalia sua passagem pelo Vasco até agora?

“Avalio como uma passagem vencedora e com muita alegria. Desde que cheguei no Vasco só tive alegria. Ganhei muitos títulos e no futuro espero ganhar muito mais”.

Quais são as suas principais características? Quais atacantes você mais gosta?

“Minha principal característica é fazer gol. Os atacantes que eu mais gosto são o Neymar, Fred e Cristiano
Ronaldo”.

Como você avalia sua passagem pelo Infantil e sua temporada de 2012?

“Foi a melhor passagem e a melhor temporada que tive. Foi uma temporada boa não só para mim, mas para o grupo todo. Das quatro competições que disputamos, chegamos à final de três. Nosso grupo surpreendeu a todos. Nosso time se superou muito depois da derrota na final da Taça Guanabara para o Flamengo”.

Qual sua expectativa para o primeiro ano de juvenil?

“Minha expectativa é ganhar tudo que eu disputar. Eu nunca estou satisfeito com o que ganho, busco sempre mais. Quero ser vitorioso no juvenil assim como fui no infantil”.

Como você recebe os elogios do Cássio, que foi seu técnico no Infantil e agora será no juvenil?

“Eu tenho uma amizade com o Cássio dentro e fora de campo. Quando ele tem que me dá bronca, ele me dá; quando ele tem que elogiar, ele elogia. Às vezes ele me chama para conversa a sós e às vezes fala tudo na frente do grupo mesmo”.

O que representa o Vasco para você?

“Tudo! O Vasco é minha segunda casa. É onde eu tenho uma família muito grande, que são os meus companheiros. Passo a metade do meu dia dentro de São Januário vestindo o uniforme do Vasco. Estudo lá, faço tudo lá. A unida coisa que não faço lá é dormir”.

Quais são suas expectativas para 2013?

“Ser campeão de tudo que disputa. Espero ser vitorioso como fui em 2012”.

Deixe uma mensagem para a torcida vascaína?

“O ano de 2013 vai ser só alegria pra vocês. Se Deus quiser, o Vasco vai brilhar na base e no profissional. Estamos juntos Vascão!”.

Ficha da promessa

Foto: Arquivo Pessoal do Jogador


Nome Completo: Caio Monteiro Costa

Data de Nascimento: 10/02/1997

Local de Nascimento: Nilópolis-RJ

Altura: 1,75 m

Peso: 64 kg

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior- SuperVasco.com