Torcida

Entrada dos mascostes em campo é vetada no clássico "VAS x BOT"

Desta vez, o sorriso do Almirante e as estripulias do Biriba encontraram a arquibancada vazia. Acostumados a alegrar seus torcedores, eles não poderão entrar no gramado nesta tarde. Mesmo assim, a convite do LANCE!, as mascotes se encontraram no Engenhão, às vésperas da partida, e mostraram que, no quesito animação, o clássico entre Vasco e Botafogo ficará mais pobre hoje.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), em consenso com os dirigentes dos clubes, veta já há algum tempo a utilização de mascotes nos clássicos para evitar possíveis confusões com torcedores. Os animadores entendem a situação, mas, é claro, gostariam de estar presentes na festa.

Se ambos já tiveram de passar por situações complicadas, como derrotas em casa, tentando, mesmo assim, deixar o ambiente animado, encarar as cadeiras vazias do Engenhão foi fichinha. Eles aproveitaram bem a visita, correram, bateram bola... Tudo que não poderão fazer na tarde de hoje durante o clássico.

– O jeito vai ser tirar a fantasia, aproveitar para lavar a roupa... Sai o personagem, entra o torcedor – disse Biriba, que, assim como o Almirante, não revela sua identidade.

À medida em que a entrevista ia terminando, as mascotes retiravam as máscaras e já começavam a sair dos personagens. Afinal, nesta tarde, em vez de brincadeiras e estripulias, eles vão se juntar aos milhares de torcedores no Engenhão para apenas torcer.

PRESENÇA CERTA EM EVENTOS

Tanto o Almirante quanto a dupla Biriba e Biruta são presença certa em eventos que envolvem seus respectivos clubes. Desde de apresentação de novo jogador, até feijoadas organizadas pela diretoria, eles estão lá para animar os presentes.

A mascote cruz-maltino, por exemplo, entra constantemente em campo com as crianças e cobra pênalti com os sócios nos intervalos dos jogos em São Januário. Além disso, esteve em eventos como a apresentação de Felipe, no meio do ano passado, e na reinauguração da arquibancada social, no começo de 2011.

Já do lado alvinegro, a dupla de mascotes formada pelo cachorros Biriba e Biruta está sempre em ações de marketing organizadas pelo clube, como o “Feijão do Fogão”, evento destinado aos torcedores que conta também com peças do elenco botafoguense. Assim como em sessões de autógrafos de jogadores como o meia Maicosuel e Loco Abreu, ambas ano passado, em General Severiano ou Engenhão.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance