Futebol

Entenda relação de Dimitri Payet com presidente da França

Depois de dois dias entre São Paulo e Brasília para atender a compromissos presidenciais, Dimitri Payet está de volta ao Rio de Janeiro. O aniversariante do dia (está completando 37 anos de idade) participou da atividade na manhã desta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa.

O Vasco liberou o camisa 10 do treino da tarde de quarta e da atividade integral na quinta. Payet encontrou-se com o presidente Lula e Emmanuel Macron, presidente da França, em um jantar exclusivo no hotel Rosewood, um dos mais luxuosos de São Paulo. Na ocasião, entregou uma camisa do Vasco para cada um.

Em seguida, seguiu a comitiva até Brasília, onde na quinta-feira participou de um evento no Itamaraty ao lado do ex-jogador Raí. O Vasco fez até uma brincadeira nas suas redes sociais ao postar uma foto de Payet cumprimentando o presidente Lula com a legenda: "Tu és Vascão, eu sei disso".

O camisa 10 do Vasco curtiu seus dias de diplomata a convite de Emmanuel Macron, que se despediu-se do país na quinta após longa visita. O presidente francês cumpriu agenda no Brasil com visitas ao Pará, Rio de Janeiro e São Paulo; e selou a reaproximação entre os dois Estados.

A relação entre Payet e Macron é antiga. O presidente francês é torcedor declarado do Olympique de Marselha, clube onde o meia é ídolo e pelo qual jogou oito temporadas. Em setembro de 2021, no seu primeiro mandato, Macron visitou Marselha e recebeu das mãos do jogador uma camisa da equipe.

- É uma camisa única e significa muito para mim o fato de Dimitri ter sido generoso o bastante para me presenteá-la - disse o político na ocasião.

"Agora a minha coleção está completa", completou.

Jantar e voto declarado

Ainda em 2021, na mesma visita a Marselha, Macron convidou um grupo de personalidades da cidade para um jantar. Do Olympique de Marselha, na ocasião receberam convites o presidente Pablo Longoria e Payet.

O jogador até registrou o momento em suas redes sociais com uma foto em que aparece de terno e gravata. "Jantar presidencial", escreveu ele.

Já em 2022, durante a campanha para a reeleição de Macron, Payet assinou um manifesto acompanhado de outros 49 esportistas declarando seu voto no candidato da direita em detrimento a Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Rassemblement National.

"Estamos completamente cientes das dificuldades enfrentadas pela população francesa e, por isso, estamos convencidos de que votar em um partido que coloca em perigo os valores republicanos seria o pior remédio. O esporte no qual acreditamos, com os valores olímpicos, é feito de amizade e respeito; é um lugar de diversidade e que recusa a discriminação", diz um trecho do comunicado assinado por Payet.

Fonte: ge