Futebol

Entenda como convocação para Seleção pode resolver falta de visto de Andrey

Andrey Santos vive duas expectativas. Ter os trâmites burocráticos finalizados para ser anunciado como reforço do Vasco é uma. A outra é ainda maior: ser convocado para a seleção brasileira principal. Seria a realização de um sonho e a solução do problema que caiu sobre o jogador no último mês: a falta de visto de trabalho para atuar na Inglaterra.

O técnico Ramon Menezes, interino à frente da seleção, prepara a lista para o amistoso contra Marrocos, no dia 25, em Tanger. Ela será anunciada na sexta-feira, às 11h, em local ainda a ser divulgado, uma vez que a sede da CBF passa por obras. Existe a expectativa de o volante de 18 anos ser chamado — foi sob o comando de Ramon que o jogador foi campeão sul-americano sub-20 e artilheiro da competição.

Caso seja chamado, Andrey Santos somará pontos para a obtenção do visto de trabalho na Inglaterra — de acordo com os critérios da Federação Inglesa, no mínimo oito. Com os oito que somará por disputar o Brasileiro da Série A e mais os quatro por ter nascido depois de 2001, terá 20 — o mínimo necessário para a obtenção do visto é de 15.

Andrey foi contratado pelo Chelsea em janeiro, mas não obteve o visto de trabalho na última janela. Com isso, precisou ser emprestado para outro clube por mais seis meses, prazo necessário até os ingleses terem uma nova oportunidade de tentar a permissão.

A convocação, caso aconteça, resolverá o problema da pontuação, livrará o jogador da necessidade de pedir uma análise subjetiva à Federação Inglesa, mas somente se estiver combinada com os jogos pelo Vasco no primeiro semestre. Após o acerto no domingo passado, Andrey Santos esteve em São Januário segunda para ver o time jogar, mas ainda não teve o retorno anunciado oficialmente.

Chance remota de pegar o Flamengo

Para atuar contra o Flamengo, no domingo, às 18h, no Maracanã, Andrey Santos precisará ser regularizado na Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) até o fim do expediente de hoje. O clube também tem que acertar a situação de Manuel Capasso, este já anunciado, que treina com o restante da equipe. O zagueiro argentino aparece com documentação pendente para ter condição de jogo.

Dos últimos reforços, quem tem mais chances de estrear primeiro pelo Vasco é o lateral-direito Paulo Henrique, emprestado pelo Atlético-MG até dezembro.

O jogador, que dará entrevista coletiva hoje no CT Moacyr Barbosa, já está regularizado e vem com o ritmo de jogo em dia — ele chegou a fazer três partidas pelo Galo na temporada antes da transferência para o cruz-maltino.

O Vasco inicia a preparação atrás de uma vitória que deixará o time mais perto de garantir vaga na semifinal do Estadual. Faltando duas rodadas, o time é terceiro colocado, com 17 pontos, um a mais que o Botafogo, em quinto.

Fonte: Agência O Globo