Futebol

Em primeiro jogo sem Juninho, Vasco perde padrão e vê dependência

Embora tenha mantido a liderança no placar durante grande parte do empate por 1 a 1 com o Goiás na última quinta-feira, o Vasco provou sentir a ausência de Juninho Pernambucano durante o confronto válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida no Serra Dourada foi a primeira sem o camisa 8 após a sua estreia na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense.

A ausência da principal referência do time vascaíno foi sentida principalmente no meio-campo. A equipe teve dificuldades em cadenciar o jogo após sair na frente do placar aos 15 minutos da primeira etapa. O diagnóstico foi feito pelo próprio técnico Dorival Júnior ao final da partida.

“Fizemos um bom jogo, mas sentimos muito a ausência de um jogador como o Juninho, que cadencia, dá padrão e, ao mesmo tempo, proporciona jogadas de velocidade” analisou Dorival Júnior.

Após sair na frente do marcador, o Vasco sofreu constante pressão do Goiás na partida, que culminou no gol de Walter aos 42 minutos da etapa final. O empate sofrido no fim interrompeu a sequência de duas vitórias iniciada após a chegada de Juninho Pernambucano, peça fundamental nos triunfos.

O Vasco terá de se acostumar com a situação neste Campeonato Brasileiro. Aos 38 anos, Juninho não terá condições de encarar longas sequências de jogos pela competição. No confronto com o Goiás, o meia foi poupado exatamente para estar bem para o clássico de domingo, contra o Botafogo.

Antes da chegada de Juninho, o Vasco tinha desempenho irregular no Brasileiro. Nas sete rodadas antes da estreia do veterano, o time somou apenas sete pontos. O aproveitamento de 33% é o mesmo que hoje registra o Flamengo, primeiro integrante da zona de rebaixamento, na 17ª colocação.

A tendência, no entanto, é que o Vasco mantenha a postura de poupar Juninho para os jogos mais importantes do Campeonato Brasileiro. O time de São Januário prefere não se arriscar a perder sua maior referência no elenco por um período grande e prejudicar ainda mais o rendimento de sua equipe.

Fonte: Uol