Clube

Em período de recuperação, Breno vive melhor momento desde sua lesão

Um drama que já dura um ano e oito meses, teve muitos momentos de tristeza, mas que não o fez desistir. Em longa recuperação de uma reconstituição do ligamento colateral do joelho esquerdo, Breno nunca esteve tão próximo de voltar aos gramados e pode ser a grata surpresa do Vasco ainda este ano, caso o futebol retorne neste período de incertezas causado pelo coronavírus.

Antes da parada, o zagueiro já participava de alguns treinos com o restante do elenco e, diferentemente de outras vezes em que tentou retornar, não sentia mais dores.

Pessoas próximas, inclusive, dizem que, por ele, já participaria de todas as atividades, mas por precaução, o departamento médico vascaíno ainda mantém mais algumas etapas até liberá-lo em definitivo.

"Nesses últimos meses, antes do isolamento social, ele vinha evoluindo muito bem. Chegou a fazer diversos treinos com o grupo. Conseguimos fazer uma reabilitação e estamos falando de um trabalho intenso de fisioterapia, coordenação científica, preparação física e nutrição. Breno é extremamente dedicado, tenho muito carinho por ele e pelo Ramon [Menezes, novo treinador do clube]. Atingiu um nível de reabilitação que ele não vinha atingindo antes, a gente estava muito otimista", declarou o diretor do departamento médico do Cruz-Maltino, Marcos Teixeira, em live pelo YouTube.

"Claro que essa interrupção causa algum grau de prejuízo nesse preparo físico, mas ele tem feito o trabalho dele em casa, inclusive, adquiriu equipamentos para fazer esse trabalho. A gente está muito esperançoso quanto ao Breno", acrescentou.

A possibilidade real de jogar novamente tem animado bastante os companheiros e funcionários do clube, que gostam do jogador, torcem por ele e o chamam de "craque".

Porém, na opinião do coordenador de fisioterapia cruz-maltino, Marcos Cézar, a paralisação do futebol vai acabar atrasando um pouco o retorno de Breno:

"Acho que vamos perder um pouquinho dessa condição até porque o nível de trabalho que a gente consegue oferecer no clube não é o mesmo que ele consegue fazer em casa. Acredito que quando retornar, o Breno talvez tenha que voltar a trabalhar alguns aspectos que já tínhamos superado nesse período de reabilitação dele."

Reconstituiu o ligamento colateral do joelho esquerdo

Neste último procedimento cirúrgico, Breno reconstituiu o ligamento colateral lateral do joelho esquerdo utilizando células-tronco. A ideia do departamento médico do Vasco era a de pôr fim, de uma vez por todas, aos problemas na região que atormentam o atleta desde a passagem pelo Bayern de Munique (ALE).

Somente no Vasco, por exemplo, o zagueiro de 29 anos realizou quatro cirurgias, sendo uma em 2017 (novembro) e três em 2018 (fevereiro, agosto e outubro).

Antes, em 2016, pelo São Paulo, Breno ficou fora de praticamente toda a temporada após operar o joelho direito para a retirada de um enxerto de cadáver colocado ainda no período em que atuou no Nuremberg (ALE), em 2010.

E, segundo o histórico de lesões do site "Transfermarket", o defensor ainda teve mais três contusões consideradas de médias a graves nos joelhos na época em que defendeu o Bayern de Munique.

Fonte: UOL