Em mais um Brasileiro pelo Vasco, Henrique busca sequência na temporada
Atleta mais antigo no plantel do Vasco, o lateral-esquerdo Henrique segue como titular na equipe de Ramon Menezes para o jogo desta quinta-feira (13), contra o Sport em São Januário. O atleta vai para seu oitavo Campeonato Brasileiro vestindo a camisa Cruz-Maltina e o objetivo nessa temporada é cair nas graças da torcida.
Henrique chegou ao Vasco no ano de 2005 e na base participou de todas as categorias, do sub-13 até o sub-20. Foi lançado nos profissionais pelo técnico Dorival Júnior estreando em um clássico contra o Fluminense no Brasileirão de 2013.
Como lateral-esquerdo, ele tem características mais defensivas e talvez seja esse o motivo que o faz ter um jejum de gols enorme. Em 153 jogos oficiais ele ainda não balançou as redes.
Durante seus 7 anos como profissional do clube, o lateral foi questionado diversas vezes pela torcida e teve duras disputas pela posição nesse período. Yotún, Júlio César, Fabrício e Danilo Barcelos são alguns dos nomes que passaram pela Colina nesse período, sempre tendo Henrique como sombra ou revezando como titular.
Para a sequência da temporada ele terá a concorrência do recém-contratado Neto Borges, dos garotos Alexandre Melo e Riquelme, e do experiente Ramon, que não entre campo desde novembro de 2018 – após uma grave lesão no joelho.
Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, seu amigo e capitão do Vasco, Leandro Castán falou um pouco sobre o jogador e como ele sente o peso sobre a desconfiança por parte da torcida.
– É complicado falar dele. Já tive essa conversa com ele. Henrique é um cara que quem acompanha os treinamentos sabe que ele tem um potencial enorme, e realmente com essa desconfiança por parte da torcida, às vezes, em alguns jogos, ele acaba sentindo mesmo e não consegue, em alguns jogos, colocar para fora o potencial que mostra nos treinamentos e que a gente sabe que ele tem.
O zagueiro ainda completou falando sobre o potencial e a evolução do lateral de 26 anos, nessa temporada.
– Henrique tem uma qualidade muito grande, já falei isso para ele várias vezes. É um cara que nesse ano de 2020, justamente por ter a desconfiança por parte da torcida, às vezes pessoas não veem o quanto ele evoluiu. Esse ano Henrique é um dos jogadores mais regulares do nosso time junto com o Andrey. Acredito que ele pode ter uma história de sucesso aqui no Vasco porque é o clube dele, onde foi revelado, e acredito que com esse tempo, e a idade chegando, ele vai ter esse amadurecimento e tranquilidade para poder mostrar o potencial dele porque o Henrique não é isso que dizem dele não.
Jogador de um clube só, o lateral tem muita identificação com o Vasco e conta com o apoio de todo o elenco. No Gigante da Colina ele conquistou um bicampeonato Carioca e da Taça Guanabara, além de uma Taça Rio.
Vaiado e criticado por grande parte da torcida, é fato que Henrique nunca foi uma unanimidade, mas segue para mais um Campeonato Brasileiro pelo clube ganhando oportunidades e permanecendo no time titular. Ele tem contrato com o Vasco até meados de 2021.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 3 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 8 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos