Futebol

Em má fase, Martín é pressionado por Fernando Miguel

Crédito é algo valioso no futebol: dá margem de tolerância e paciência com erro. Mas o de Martín Silva, depois da falha capital contra o Grêmio, diminuiu consideravelmente para muitos torcedores do Vasco. Como a insistente proximidade da zona de rebaixamento pede soluções rápidas, a sombra de Fernando Miguel cresce no Vasco.

Na quarta-feira, o reserva começará a partida contra o Atlético-PR, em um São Januário que ainda deverá estar na bronca com o uruguaio. Convocado pela Celeste para os amistosos contra Brasil e França, Martín perderá dois jogos do Brasileirão, o que dá a Fernando Miguel uma brecha para debater de quem é a vaga no gol. A situação é semelhante a que levou Diego Alves, no Flamengo, e Jefferson, no Botafogo, a perderem a titularidade.

Atualmente, os números dos dois goleiros vascaínos estão equilibrados. Se Martín tem menor média de gols sofridos, Fernando soma mais defesas difíceis por tempo jogado — ele jogou 9 partidas, enquanto Martín Silva, 24.

Contratado para acabar com a queda de rendimento debaixo das traves vascaínas sempre que o goleiro da seleção do Uruguai é chamado, problema conhecido em São Januário desde 2014, o reserva que veio do Vitória tem cumprido seu papel. Apesar de ídolo, Martín não é intocável. Em 2015, na campanha que culminou com o terceiro rebaixamento do Vasco para a Segunda Divisão, suas atuações abaixo da média fizeram com que fosse barrado pelo técnico Celso Roth. Em um primeiro tempo sofrível contra o Palmeiras, foi sacado ainda no intervalo, depois de sofrer três gols em São Januário. A reserva para Jordi, porém, durou só duas rodadas.

Depois da falha do fim de semana, a ordem no elenco é manifestar apoio ao uruguaio, um dos mais antigos no clube de São Januário. Thiago Galhardo, autor do gol na derrota para o Grêmio, saiu em defesa do jogador na coletiva de ontem.

- Martín tem muito crédito. Fez muitas defesas contra o Fluminense, tem três Copas, é um cara muito maduro - destacou o camisa 8, novamente em alta no time.

Político, ele também elogiou Fernando Miguel, titular em duas partidas fundamentais para o Vasco se manter na Primeira Divisão, a de amanhã e a de sábado, contra o Corinthians, em São Paulo. Se der tudo certo, Martín Silva poderá voltar da seleção com a permanência na Série A praticamente resolvida. Mas com um concorrente de peso por sua titularidade.

 

Fonte: Extra