Futebol

Em entrevista, jornalista analisa a pré-temporada do Vasco

O Vasco optou por realizar sua pré-temporada em 2011, na cidade paulista de Atibaia. Dias de muito trabalho físico e preparação, para que o Gigante da Colina possa retomar o caminho das conquistas. E durante esse período, setoristas que cobrem o clube, ficam perto, como nunca, do trabalho realizado por jogadores e comissão técnica. Por isso, resolvemos pedir ao repórter da Rádio Globo, Jorge Eduardo, para fazer uma análise da pré-temporada cruzmaltina.

O jornalista, que é um “trepidante” há 16 anos, já cobriu o Vasco várias vezes, e que vai para o segundo ano consecutivo na cobertura do Bacalhau. Jorge Eduardo destacou o clima entre os integrantes do clube e o bom desempenho de três dos reforços adquiridos para esta temporada, nos treinamentos. Confira a entrevista na íntegra:

Rivais do Rio – Como você avalia os primeiros dias de trabalho em Atibaia?
Jorge Eduardo – Os trabalhos foram muito bons. Jorge Sotter pegou pesado com os jogadores, mas apesar das reclamações e brincadeiras, todos cumpriram todas as atividades que foram determinadas. A quabtidade de dias é que foi insuficiente, mas por conta mesmo do calendário. O Vasco não teve culpa. Nem as chuvas que castigaram o estado de SP, em especial, Atibaia, atrapalharam esse trabalho.

RdR – Há algum diferencial nessa preparação, comparando com outras que você já acompanhou?
JE – As pré-temporadas são muito parecidas, mas apesar do pouco tempo (talvez a menor que eu tenha coberto) sentí um ambiente muito descontraído por aquí. Astral legal é meio caminho andado para o sucesso. Se ainda há alguma cisânia referente ao ano passado, essa deve ter ficado mesmo no passado.

RdR – Como está o clima entre jogadores e comissão técnica, principalmente com relação a PC Gusmão, que aparentou abatimento no fim da última temporada?
JE – Superado. Nem a questão dos salários atrasados teve repercussão nesses dias de trabalho. Sinto o grupo bem à vontade e vejo que a liderança desse grupo pertence ao Felipe. Líder experiente e contemporizador. Ví alguns detalhes dessa liderança sendo exercida e gostei bastante. Felipe faz bem o meio campo entre comissão técnica, jogadores e dirigentes. O cara realmente voltou super maduro. Grande aquisição dentro e fora de campo.

RdR – Quem são os destaques individuais desse primeiro período de treinamentos?
JE – Anderson Martins entrou muito bem na zaga! Joga bem com a direita, com a esquerda, sobe bem e é veloz. Vai dar mais consistência ao jogo do Dedé e à defesa do Vasco. O PC e o Rodrigo Caetano estão bem felizes com ele. Misael é rápido, arisco e sabe finalizar. Chamou a atenção também. Marcel vai dar trabalho demais aos zagueiros adversários. Cara forte, alto e que bate forte na bola. Usa bem o corpo e vai ser um belo ponto de referência para o time.

RdR - Alguma surpresa positiva, entre os jogadores que vieram do time sub-23?
JE - Gostei bastante do Patrick, que chuta como um cavalo! Precisão, força e imposição pelo fisico.

RdR – Pelo que você pôde acompanhar, qual o estágio atual da preparação física do elenco? Qual seria o tempo necessário para o time chegar a 100% nesse quesito?
JE – No todo o Vasco voltou muito bem das férias, à exceção do Zé Roberto. Com 10 dias a gente sabe que não dá pra dizer que foi espetacular e que o time virá voando. O Jorge Sotter vai ter que quebrar a cabeça pra dar sequência durante o estadual, mas em comparação aos grandes, entra em condições de igualdade. Segundo o próprio time, consultei alguns jogadores sobre o tema, com 3 ou 4 rodadas de Taça Guanabara, o Vasco estará pronto para 2011.

Fonte: Blog Rivais do Rio