Política

Em documento, chapa Sempre Vasco aponta falhas de segurança em eleição

Membros da Chapa "Sempre Vasco" protocolaram, nesta terça-feira, um documento junto à secretaria cruz-maltina relatando inúmeras falhas no teste de segurança feito na noite da última segunda-feira, após reunião entre chapas no ginásio onde ocorrerá o pleito.

Pelo estudo feito pela chapa, "a lista apresenta incongruências gravíssimas, informações incompletas, duplicidade de matrículas, dentre outras irrazoabilidades que a fazem, sem nenhuma dúvida, imprestável para lastrear uma eleição com o mínimo de seriedade e lisura". Dentre as falhas apresentadas, membros da chapa viram que "não há proteção previstas para diversas situações ali analisadas, principalmente envolvendo inexistência de cadastro de CPF's de sócios e erro no preenchimento de dados pessoais (o que possibilita que uma mesma pessoa tenha dois ou mais cadastros)".

Em parte do documento, a chapa salienta casos de alguns sócios, como João Martins Areias, que consta na lista com duas matrículas diferentes, o que dá possibilidade de fraude.

"Foi, por exemplo, efetuado teste de segurança com o associado de nome João Martins Areas, categoria remido, matricula 1388, e João Martins Areias, também categoria remido, porém matricula 2434. Verificou-se tratar da mesma pessoa, sendo certo 2 que só um cadastro possuía a informação de CPF. Desta forma, considerando a informação de que (i) o primeiro "filtro" de eleitores se dará pelo CPF e (ii) que um dos cadastros do referido sócio não possui CPF, o responsável técnico do sistema, na presença do funcionário Sérgio, admitiu a possibilidade de fraude"

Fonte: Lancenet!