Futebol

Em casa, números mostram superioridade corintiana sobre o Vasco

Rio - O Vasco tem uma dura missão nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela Copa Libertadores. Depois de empatar em 0 a 0 com o Corinthians no Rio, o time dirigido por Cristóvão Borges faz o jogo de volta pelas quartas de final da competição precisando da vitória ou do empate com gol fora de casa para se classificar. O retrospecto, no entanto, mostra amplo favoritismo à equipe paulista quando tem o mando de campo. Em 44 jogos, os corintianos venceram 18, empataram o mesmo número de vezes e perderam apenas oito.

\"Foto:

Com Alecsandro, Vasco tenta mudar esse panorama na quarta-feira | Foto: André Mourão / Agência O dia

Os confrontos incluem Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Copa Sul-Americana e Torneio Rio-São Paulo. O primeiro clássico disputado em São Paulo foi 1933. A partida era válida pelo Torneio Rio-São Paulo. Vitória corintiana por 3 a 2. O Vasco só obteve seu primeiro triunfo fora de casa em 1955, 3 a 1, também pelo Rio-São Paulo.

No último duelo, disputado em julho de 2011, pelo Brasileirão, o atual campeão brasileiro levou a melhor: 2 a 1. O Vasco não derrota o adversário na capital paulista desde 2007, também pela competição nacional. Na oportunidade, em baixa, o Corinthians perdeu por 1 a 0, resultado que contribuiu para a queda corintiana à Série B.

Neste anos todos de confrontos na casa do Corinthians, os donos da casa marcaram 68 gols, sofrendo 55 – média de 1,55 marcados e 1,18 sofridos.

No Brasileiro, foram 24 partidas como mandante: sete vitórias, quatro derrotas e 13 empates. Na Copa do Brasil, o time paulista teve 100% de aproveitamento nos dois compromissos em casa. No extinto Rio-São Paulo foram 14 jogos, sendo seis vitórias corintianas, quatro empates e quatro derrotas. Houve apenas um confronto em São Paulo pela Sul-Americana e mais uma vez deu Corinthians: 1 a 0. No Robertão, as equipes duelaram três vezes fora do Rio, com três vitórias do clube do Parque São Jorge.

Pela Libertadores, o jogo desta quarta será o primeiro disputado no Pacaembu.

As informações são do repórter Hilton Mattos, do iG

Fonte: O Dia