Futebol

Em busca de um triunfo "inédito"

Prestes a disputar seu primeiro clássico desde que retornou à Colina, o técnico Renato Gaúcho prefere abstrair o passado e focar apenas no confronto com o Flamengo, domingo, no Maracanã. Tal comportamento possui uma explicação: o Vasco já disputou nove duelos estaduais contra os grandes do Rio de Janeiro e não venceu nenhum. E justamente por isso, Renato prefere se preocupar apenas com o próximo compromisso e esquecer o que já passou.

Tranqüilo, o comandante cruzmaltino assegura que a falta de vitórias contra os grandes cariocas em nada influenciará o comportamento dos jogadores.

\"Esse fato de não ter vencido clássicos ainda, não muda nada, pois não disputei nenhum desde que cheguei. Não trabalho em cima de problemas e sim em cima de soluções, e vencer o Flamengo domingo será uma solução. Não estou preocupado com isso. Uma hora vamos acabar vencendo\", garante o treinador.

E se o objetivo realmente é vencer o Rubro-Negro para dar início a uma arrancada para fugir da zona de rebaixamento, Renato Gaúcho ainda terá de consertar muita coisa. No jogo-treino contra o CFZ realizado ontem pela manhã em São Januário - vencido por 3 a 1, com gols de Madson, Pinilla e Abubakar - o treinador utilizou duas formações e gesticulou bastante durante todo o tempo. A cara de Renato, que começou no 3-5-2 e terminou no 4-4-2 sacando Eduardo Luiz da zaga, era a de quem não estava gostando do que estava vendo.

\"Não posso pedir \"por favor\". Essa palavra não existe no futebol. No treinamento é bom que os erros apareçam para corrigirmos. Para isso existe o treinador. Já nos jogos, tudo tem que estar acertado\", alerta Renato, que escalou titulares no primeiro tempo e reservas no segundo. O único a participar de toda a atividade foi o goleiro Rafael, o que aumenta as possibilidades de sua escalação para o clássico.

Wagner Diniz

Outros que podem aparecer contra o Flamengo são o lateral-direito Wagner Diniz e o meia Leandro Bomfim. Os dois participaram normalmente do jogo-treino, e Renato Gaúcho, mesmo precavido, pretende contar a dupla.

\"Não adianta eu querer e o jogador não se sentir bem. O atleta tem que mostrar segurança para jogar. A partir dai vamos observar. Talvez eles possam jogar alguns minutos no domingo\", encerra.

Fonte: Jornal dos Sports