Futebol

Em 9 rodadas no Brasileiro, já ocorreram 10 saídas de técnicos

O Campeonato Brasileiro ainda não chegou nem à metade do primeiro turno e já tem metade dos clubes com treinadores diferentes em relação ao início da competição. Demitido nesta segunda-feira do comando do Fluminense, Abel Braga foi o décimo técnico a perder o emprego ao longo das nove rodadas realizadas até o momento.

Dos dez clubes que já mudaram de treinador, sete aparecem na parte de baixo da tabela de classificação. São eles: Ponte Preta, Flamengo, Atlético-PR, Fluminense, São Paulo, Náutico e Portuguesa. Os quatro últimos estão na zona de rebaixamento.

A história recente do Brasileirão aponta que os clubes que trocam o treinador durante a campanha não costumam ficar com o título. Nos últimos dez anos, desde que o campeonato passou a ter os pontos corridos como fórmula de disputa, apenas três times foram campeões depois de mudarem o comando.

O primeiro deles foi o Santos, que começou o Brasileirão de 2004 comandado por Émerson Leão e terminou com Vanderlei Luxemburgo. No ano seguinte, o Corinthians resolveu substituir Márcio Bittencourt por Antonio Lopes durante a campanha. Em 2009, o campeão foi o Flamengo, que trocou Cuca por Andrade na reta final.

Fonte: iG Esportes