Futebol

Em 1989, Corinthians derrotou Palmeiras e Vasco foi à final

Em 1989, Vasco chegou a última rodada necessitando de uma combinação de resultados para chegar à final. Na penúltima rodada, ao vencer o Corinthians no Morumbi, o Vasco igualou o Palmeiras, que perdera para o Botafogo no Maracanã, ambos ficaram com 22 pontos. Assim, o Vasco chegou à última rodada na segunda colocação do grupo pelo critério de desempate (número de vitórias), seguido do Cruzeiro, que vencera o Náutico por 4 a 0 no Mineirão e tinha 21 pontos e maior número de vitórias que o Vasco.

Na última rodada, Palmeiras (22 pts, 8 vitórias) , Vasco (22 pts, 7 vitórias) e Cruzeiro (21 pts, 8 vitórias) disputavam uma vaga na final. Assim como em 2011, paulistas e mineiros disputariam clássicos regionais contra Corínthians e Atlético-MG respectivamente, enquanto o Vasco iria à Porto Alegre enfrentar o Internacional.

Aos 4 minutos do 1ºtempo do clássico mineiro, Heyder, de cabeça, fez Cruzeiro 1 a 0, resultado que se manteve até o final da partida, tirando do Vasco a possibilidade de se classificar com um empate contra o Inter, caso o Palmeiras perdesse para o Corínthians.

No Morumbi, o Palmeiras dependia apenas de si para chegar a final, mas o calcanhar de Cláudio Adão abriu o marcador para os corintianos aos 34 minutos do 1º tempo, resultado que se manteve até o fim, eliminando os Palmeirenses.

Em Porto Alegre, o Vasco empatava com o Internacional e via o Cruzeiro se classificando para a final com a derrota do Palmeiras, até que, aos 16 minutos do 2º Tempo, Bebeto abriu o placar para o Vasco e ampliou 9 minutos depois, classificando o Vasco para a final, onde se sagraria campeão.

Veja a seguir as matérias sobre os jogos de Vasco, Palmeiras e Cruzeiro naquela tarde de 10/12/1989 e a tabela de classificação.

\".\"

\".\"

\".\"

\".\"

Fonte: SUPERVASCO/ FOLHA DE SÃO PAULO