Futebol

Em 1953, Vasco se recusou a participar de torneio na Venezuela

O Corinthians encara o Deportivo Táchira nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em San Cristóbal, na Venezuela, pela estreia da equipe na Copa Libertadores de 2012. Até aí, tudo bem. O que muita gente não sabe é que o clube alvinegro terá um reencontro inusitado com a terra de seu \"1º título mundial\": a Pequena Taça do Mundo, vencida em 1953 após vitórias contra times como Barcelona e Roma.

\"Era um torneio internacional realizado por alguns anos que contava com grandes times europeus e um clube local, além de um brasileiro: o campeão carioca ou o paulista. Na época, o Vasco era o convidado, mas não teve interesse em jogar. Aí o Corinthians, que era o campeão paulista, foi o convidado\", explicou Celso Unzelte, jornalista e especialista em história do Corinthians, em entrevista ao Terra.

A competição, que remete ao ano de 1954, mas foi realizada entre julho e agosto de 53, aconteceu na cidade de Caracas e contou com o poderoso Barcelona, de Kubala, além da italiana Roma e de uma seleção local. O Corinthians, liderado por Cabeção, Luizinho, Baltazar, Carbone, Cláudio, Roberto Belangero, entre outros, que formavam um dos maiores times da história alvinegra, venceu com tranquilidade: seis triunfos em seis confrontos.

\"Os times que disputaram eram muito bons. Tinha a seleção de Caracas, mas era um local que quase não tinha futebol por lá, tinham alguns brasileiros que eu me lembro. Mas o Barcelona era bom, a Roma também\", explicou o goleiro Cabeção, hoje com 82 anos e um dos poucos remanescentes daquela geração, também em conversa com a reportagem por telefone.

Fonte: Terra Esportes