Futebol

Eliminações testam torcedores e trazem lições para o Vasco

Apesar dos investimentos vultuosos da 777 Partners, o Vasco da Gama ainda não consegue traduzir os valores investidos em números dentro de campo. Mas o fato não preocupa, e os torcedores seguem esperançosos. Na GGBET os torcedores podem materializar essa confiança no time.

Apesar das eliminações recentes na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca, o Gigante da Colina já dá mostras de uma importante evolução. O plantel passou por uma verdadeira reformulação, após diversas dispensas e chegadas de novos jogadores.

Já passa de 12 o número de contratados para esta temporada, de volta à elite do futebol brasileiro. Cenários antes inimagináveis, agora se tornam realidade. Um exemplo é a posição de goleiro. Hoje, dois grandes arqueiros disputam a titularidade: Ivan, com passagens pela Seleção Brasileira de base e principal, com passagem pela Europa, e Léo Jardim, contratado em definitivo, com carreira no futebol francês.

Outros nomes, a exemplo do zagueiro Léo, do volante Jair, do atacante Pedro Raul, e dos laterais Pumita Rodríguez e Lucas Piton também chegaram a São Januário e assumiram a titularidade do time comandado pelo técnico Maurício Barbieri.

Quando anunciada a transformação do clube associativo para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), os torcedores cruzmaltinos sabiam que, depois de décadas de insucessos, as conquistas seriam gradativas, demandando paciência.

Embora os títulos não tenham vindo neste início de temporada, prova dessa compreensão do torcedor é a confiança que o treinador vascaíno segue tendo à frente do cargo. A mudança de metodologia, trazendo profissionalismo e lideranças capacitadas para o Departamento de Futebol, também indicam uma transformação.

Acostumada a ser uma torcida que muito cobra, os vascaínos precisaram passar por este teste de fogo. Apesar das cobranças pontuais a alguns jogadores, como o atacante Pedro Raul, que perdeu três pênaltis, e foi criticado, os torcedores sabem também reconhecer aqueles que se destacam.

Pumita Rodriguez e o zagueiro Léo, por exemplo, não demoraram para se tornarem xodós da torcida, sendo constantemente ovacionaria e tendo as atuações amplamente aprovadas.

Prova deste novo momento que o time vive é o fato de ter voltado a vencer um clássico depois de longo período de jejum, sobretudo diante do maior rival. Em campo, embora os resultados ainda não sejam os mais esperados, é incontestável que a equipe já esboça uma nova roupagem, sendo minimamente competitiva.

Ainda é cedo para mensurar qual será a posição do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro. Os cruzmaltinos compreendem que a equipe, possivelmente, não brigará pelas primeiras posições, no pelotão de cima, mas é quase consenso que a equipe não passará muitos sustos.

“Eu vejo o Vasco chegando muito forte para o Campeonato Brasileiro. Para fazermos um campeonato à altura do Vasco da Gama, que é um Clube muito grande, vamos trabalhar bastante e treinar muito”, disse o lateral Lucas Piton.

Para este primeiro ano de SAF, sob o comando do grupo norte-americano, estar entre os 10 primeiros colocados já seria um desempenho satisfatório. Após investir mais de R$ 110 milhões neste início de temporada, novos reforços e nova quantia deve ser investida na janela do meio do ano.

A própria 777 Partners entende que o elenco tem condições de disputar o torneio sem correr grandes riscos, o que, não significa uma acomodação do grupo, mas, sim, uma compreensão de que o imediatismo não é o caminho mais adequado.

Certamente, confiantes nesse novo processo em que o clube atravessa, o apoio dos torcedores vascaínos será o grande reforço da temporada. Com a disputa do Maracanã e São Januário lotado, o Cruzmaltino pode contar com esse décimo segundo jogador, sendo um importante trunfo para o decorrer do ano.

A estreia do Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro será no dia 15 de abril, fora de casa, contra o Atlético-MG. De cara, uma grande pedreira. Palmeiras, Bahia, Fluminense e Coritiba completam as cinco rodadas iniciais.

Fonte: SUPERVASCO.COM