Clube

Elenco vascaíno se reapresenta visando o Brasileiro

Depois de dois dias de folga, jogadores do Vasco se reapresentam nesta quarta-feira após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca. A pouco mais de três semanas da estreia no Brasileirão, contra o Atlético-MG, o time terá tempo para se preparar em campo e vai sofrer mudanças. A diretoria avalia chegadas e saídas.

No mercado para reforçar o elenco, o Vasco não terá muito tempo para reformular o grupo. O prazo atual para o fechamento da janela de transferências é 4 de abril - daqui a 13 dias, portanto.

Reforços: quais as prioridades?

O clube busca de três a cinco jogadores para o Campeonato Brasileiro. Entre as prioridades estão um volante, um meia ofensivo, um atacante de lado e um centroavante. Outras posições serão reforçadas a depender da saída de alguns jogadores.

O Vasco tem feito movimentos no mercado nas últimas semanas. Depois de negociar a contratação de Lelê, que acabou indo para o Fluminense, a diretoria fez consulta por Eduardo Sasha, do Atlético-MG, mas a negociação não avançou para uma proposta. O clube entendeu ser necessário contratar uma opção para Pedro Raul, já que Eguinaldo está em processo de desenvolvimento e vai oscilar.

Um nome na mesa de Paulo Bracks é o do volante Jorman Campuzano, que pertence ao Boca Juniors e está emprestado ao Giresunspor, da Turquia. Não é uma negociação fácil, por envolver três clubes, mas há expectativa por avanço nos próximos dias. O clube turco tem uma dívida pelo empréstimo e, sem condições de quitá-la, abriria mão do jogador. Ele é aguardado na Argentina para definir seu futuro, e o Vasco tem interesse no empréstimo até o fim da temporada.

Com Nenê em fim de contrato e sem um camisa 10 clássico no elenco, o Vasco também olha o mercado em busca de um meia ofensivo - Papu Gomez chegou a ser consultado no ano passado. Alex Teixeira tem correspondido bem em campo, mas o camisa 7 joga mais como um atacante com Maurício Barbieri.

Um atacante de lado também é imprescindível para o trabalho do treinador. Dos 13 reforços contratados até o momento, apenas dois foram para o setor ofensivo: Orellano e Pedro Raul.

Saídas

Ao mesmo tempo em que busca reforços, o Vasco também avalia a saída de alguns jogadores. Titular na temporada passada, por exemplo, Edimar perdeu espaço, virou terceira opção na lateral esquerda e não tem sido relacionado. Assim como o volante Zé Gabriel, que começou a temporada como titular e atuou pela última vez em 30 de janeiro.

Gabriel Dias também não deve ganhar espaço. Em recuperação de uma cirurgia realizada no ano passado, o lateral-direito tem Pumita Rodríguez e Paulo Henrique à sua frente. O Vasco ainda tem o interesse de desenvolver Paulinho, da base, no profissional ao longo do ano. Mas o caso de Gabriel Dias é mais delicado, porque o jogador vem de uma grave lesão e ainda não atuou em 2023, o que dificulta uma negociação.

No ataque, dois atletas estão em situação parecida. Laranjeira e Vinicius Paiva tiveram poucas oportunidades na temporada e não são relacionados por Barbieri desde o fim de fevereiro.

O clube entende que esses são jogadores que podem ser envolvidos em uma negociação. A ideia é aliviar o elenco para a chegada de reforços e trabalhar com um número enxuto de atletas no Brasileiro. No meio do ano, entre 3 de julho e 2 de agosto, o Vasco terá mais uma janela para contratações e saídas.

Fonte: ge