Futebol

Elenco do Vasco foi o que mais se valorizou em 2011

O Vasco foi o clube que teve o maior aumento no valor de seu elenco no decorrer das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. O Internacional e o Santos vêm logo atrás, segundo dados de estudo divulgado pela Pluri Consultoria. Os rebaixados Atlético-PR, Ceará, Avaí e América-MG apresentaram desvalorização de seus jogadores após o término do torneio.

O elenco vascaíno apresentava um valor total de 53,2 milhões de euros na primeira rodada do Brasileirão. Hoje, os jogadores vascaínos valem 65,6 milhões de euros. Um aumento de 12,4 mi de euros. O crescimento se deve muito pela valorização de jovens talentos do elenco como Dedé, Rômulo, Allan, Bernardo, Fagner e Fellipe Bastos.

O Inter ficou em segundo lugar no ranking, com aumento de 11,7 milhões de euros nos preços de mercado de seus atletas, que agora somam 80,8 milhões de euros. O Santos ficou em terceiro, com valorização de 10,7 mi de euros, totalizando 141,2 milhões de euros. O elenco do campeão Corinthians foi o quarto mais valorizado, com aumento de 10,1 mi de euros.

Na outra ponta da tabela, o Atlético-PR lidera o ranking de desvalorização. Seu elenco está 1 milhão mais barato em relação ao início do campeonato. Com queda de 0,5 milhão no valor de seus atletas, o Avaí é o segundo com maior perda no campeonato, seguido de Ceará e América-MG, cujos elencos apresentaram perda de 0,4 milhão nos preços.

Portuguesa se destaca em aumento percentual
O elenco da Portuguesa, que valia 16,1 milhões de euros no início da Série B nacional, hoje soma o valor de 20,4 mi de euros. É um aumento de 26,7% nos preços de mercado de seus atletas.

O Figueirense também se destaca nessa avaliação. A equipe catarinense, que chegou a brigar até a última rodada por uma vaga na Libertadores da América, apresentou valorização de 19,7% de seu elenco, ficando em terceiro lugar em aumento percentual. O segundo colocado no quesito é o Vasco, que tem um elenco 23,3% mais caro em relação ao início do torneio.

Internacional e Corinthians, com 16,8% de valorização dos seus atletas, empatam na quarta posição em aumento percentual do preço de seu elenco.

O estudo da Pluri Consultoria considerou apenas os valores de mercado dos atletas profissionais de cada equipe. Não estão incluídos o valor da marca, qualquer tipo de ativo físico tangível, intangível ou direitos a receber de qualquer natureza.

Abaixo, a tabela completa com os 25 clubes com elencos mais valiosos do Brasil:

\"Times

Fonte: Placar