Eleição: Como foi a votação e quantos votos o novo presidente recebeu
O Vasco escolheu o novo presidente de seu clube associativo na noite deste sábado. Pedrinho (chapa Sempre Vasco) foi o escolhido pelo quadro social, que votou eletronicamente e na sede do Calabouço, no Centro do Rio, ao longo do dia. Em sua primeira eleição como candidato, o ídolo do cruz-maltino e ex-comentarista esportivo derrotou o advogado Leven Siano (chapa Somamos), que se candidatava pela segunda vez.
A chapa Sempre Vasco levou 2.873 votos. Pedrinho assume em 2024, com mandato até o fim de 2026.
É a primeira eleição do Vasco após a venda do futebol via SAF para a 777 Partners. O novo presidente passa a integrar uma das cadeiras do Conselho Administrativo da SAF e indica mais alguém para uma segunda cadeira.
Além disso, Pedrinho também terá que tomar decisões sobre a reforma de São Januário, em posse da associação. A atual administração apresentou um projeto de reforma à Prefeitura do Rio, que assinou um projeto de lei de transferência de potencial construtivo, que pode gerar os recursos para a obra. Mas o futuro do projeto está nas mãos da gestão eleita.
Cabe ao cargo, ainda, a gestão do patrimônio do Vasco, como a própria sede do Calabouço e a sede náutica da Lagoa. Bem como dos esportes olímpicos, como basquete (o clube voltou a disputar o NBB nesta temporada), futsal e remo.
O processo define, além do novo presidente, os 150 novos conselheiros que se juntarão aos outros 150 natos e vão compor o Conselho Deliberativo. São 120 cadeiras para a chapa vencedora e 30 para a segunda colocada.
Como foi a eleição
Tradicionalmente tenso, o pleito, com maioria esmagadora de votos por meio eletrônico, teve um clima um pouco mais tranquilo no panorama geral — mas não durante todo o dia. À tarde, pouco depois das 17h, o presidente Jorge Salgado e o ex-presidente da Assembléia Geral Mussa foram hostilizados quando chegavam ao Calabouço — Salgado respondeu com um gesto de "banana" aos críticos, a maior parte, de apoiadores de Leven Siano. O processo de votação chegou a ser paralisado por alguns minutos por volta das 17h, quando houve confusão e correria para dentro da sede.
Pela manhã, a chapa Somamos chegou a apresentação pedido de impugnação da mesa diretora da Assembleia Geral, presidida por Otto Carvalho, alegando que haveria candidatos a conselheiros da chapa adversária entre os integrantes. O pedido foi negado. Houve também pequeno desentendimento após alegações de demora de recebimento de e-mails e SMS da votação eletrônica, realizada na plataforma BeeVoter, o que rapidamente foi solucionado.
Com o início da noite, o movimento começou a cair na sede. Às 19h, quando a última parcial de votação foi divulgada, 5.014 sócios já tinham votado, mais de 80% dos aptos.
Fonte: Globo OnlineMais lidas
- 0 Venê: Dois jogadores do Vasco acertam com o América-MG TOP
- 5 Vasco perdeu dinheiro na venda de Léo; valores TOP
- 0 Saída de Léo fará a dívida do Vasco por Hugo Moura diminuir, informa Furlan TOP
- 1 O valor da transação de Léo para o Athletico-PR, segundo ge TOP
- 0 Itatiaia: 'Ajustes finais simples' por Lavega deixam o Vasco confiante TOP
- 3 De férias no Brasil, Evander tem negociação frustrada e quer voltar ao país TOP
- 0 Modelos exclusivos e chuteiras? Possível parceria com a Nike promete emoções TOP
- 2 26/12/2024: Lista da barca do Vasco para 2025 é atualizada TOP
- 0 Pedrinho é essencial no acordo da Nike com o Vasco; bastidores da negociação TOP
- 2 Nicola: Tratativas com Lavega estão em estágio final TOP