Futebol

El Nacional vence Libertad e se aproxima do Vasco na Libertadores

O El Nacional, do Equador, está mais próximo de garantir vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América 2012. Sob muita neblina, a equipe venceu o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0, na noite desta terça-feira em Quito, e agora precisa apenas de um empate no jogo da volta, na próxima terça-feira, em Assunção. Caso consiga a classificação, o El Nacional fará parte do Grupo 5, o mesmo do Vasco.

A equipe da casa, formada apenas por jogadores equatorianos, tomou as ações desde o começo do jogo. A forte neblina na capital equatoriana prejudicava a visão da partida e os chutes de longa distância se transformaram numa boa opção. Melhor para os equatorianos, que arriscavam bastante de fora da área. Das nove finalizações da equipe no primeiro tempo, sete delas foram de longe, mas sem muito efeito. Tanto que aos 43 minutos, em um dos dois arremates de dentro da área, o El Nacional chegou ao gol. Juan Luis Anangonó aproveitou falha da zaga do Libertad e, sozinho, finalizou para marcar.

No segundo tempo, a história não mudou. O El Nacional continuava arriscando de fora da área, mas sem sucesso, enquanto o Libertad tentava manter o controle da bola e finalizar mais. A melhor chance da etapa final foi do time paraguaio, com Gamarra. Ele recebeu dentro da área e quando estava estava de frente para o goleiro Danny Cabezas, perdeu o controle da bola.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, dia 31, em Assunção, no Paraguai. O El Nacional precisa apenas do empate para garantir vaga no Grupo 5. O gol fora de casa tem peso nessa fase da Libertadores. Caso os equatorianos marquem um gol, o Libertad terá de vencer por dois de diferença.

Fonte: ge