Futebol

Edmundo tenta superar "gangorra": Confira os jogos do Animal em 2008

Dez jogos se passaram desde a estréia de Edmundo contra o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara. De ídolo incontestável, o Animal se viu em uma situação desagradável na última partida contra o Flamengo ao ser vaiado pelos torcedores. Aos 37 anos, o atacante encara com naturalidade a gangorra do futebol. Após marcar seis gols, sendo cinco de pênaltis (assista ao vídeo ao lado), ele espera voltar dar alegrias à torcida.

- O torcedor é muita emoção. Entendo isso e sei como funciona.

Edmundo espera que o torcedor entenda que ele não é mais fisicamente aquele jogador que conquistou o título de 1997. O tempo passa e os anos começam a fazer a diferença. O Animal admite que não decide mais jogos sozinhos.

- Tenho sorte e felicidade em jogos importantes, mas acho que faço parte de uma engrenagem. Quando o time joga bem, acabo indo bem também. Quando a equipe desanda, eu na maioria das vezes vou jogar mal - disse.

E como o Vasco teve atuações ruins nos últimos jogos, Edmundo também caiu de rendimento. Após um bom começo de temporada, o Animal vem de quatro atuações ruins contra Fluminense, América, Volta Redonda e Flamengo. Após fazer gols em seis partidas seguidas, ele está há três jogos sem marcar. Mas o atacante espera que a má fase termine no clássico de sábado contra o Fluminense, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara. Sem prometer gols ou vitórias, mas apenas muita disposição e garra. É como Edmundo, agora, encara as batalhas que tem pela frente.

- Treino o tempo todo. Não é falta de vontade, posso garantir. Não posso prometer uma grande atuação, mas sim, muita luta e vontade em campo - disse Edmundo.


Cronologia dos jogos de Edmundo no Vasco em 2008

17/02/2008 - Vasco 1 x 2 Flamengo
 

Na estréia, Edmundo foi o vilão da eliminação do Vasco na semifinal da Taça Guanabara, no Maracanã. O Animal até jogou bem contra o Flamengo, mas falhou no momento decisivo ao perder um pênalti no segundo tempo quando o jogo estava empatado por 1 a 1 (foto). O goleiro Bruno defendeu a cobrança sem dar rebote. Depois, o ídolo vascaíno sumiu da partida. Antes disso, no primeiro tempo, ele começou a jogada que originou no único gol vascaíno marcado por Alan Kardec. O atacante jogou os 90 minutos.

27/02/2008 - Vasco 3 x 2 Itabaiana-SE 

No jogo seguinte, Edmundo foi importante na classificação do Vasco para a segunda fase da Copa do Brasil. O atacante foi o autor do passe para o primeiro gol, marcado por Alan Kardec, e deixou a sua marca no segundo tempo, em um chute prensado. Foi o único gol de Edmundo nesta volta ao Vasco que não aconteceu em cobrança de pênalti. O Animal foi o melhor jogador em campo e recebeu o apoio dos torcedores. O atacante jogou os 90 minutos.

02/03/2008 - Vasco 4 x 0 Boavista 

No terceiro jogo de Edmundo, o Vasco não teve dificuldades para vencer o Boavista, em São Januário. O Animal abriu o placar logo no início da partida após Wagner Diniz sofrer pênalti. Apesar dos pedidos da torcida para o goleiro Tiago cobrar, Edmundo pegou a bola e não desperdiçou. Ainda no primeiro tempo, o atacante chutou uma bola no travessão. O Animal ainda participou do terceiro gol ao dar o passe para Alex Teixeira marcar. Edmundo jogou os 90 minutos.

08/03/2008 - Vasco 2 x 0 Duque de Caxias 

A partida foi a de número 200 de Edmundo com a camisa vascaína. O Animal foi homenageado antes de a bola rolar ao lado do amigo Geovani. O jogo foi complicado. O primeiro gol só saiu aos 16 minutos do segundo tempo. Jean invadiu a área em velocidade e foi derrubado. Após muita reclamação, Edmundo bateu fraquinho e o goleiro defendeu. O assistente, alegando que ele se adiantou, voltou a cobrança. Apesar dos gritos da torcida por Tiago, o Animal cobrou novamente, agora com categoria, e fez 1 a 0. Edmundo também participou do segundo gol ao dar o passe para Wagner Diniz marcar.

13/03/2008 - Vasco 4 x 0 Macaé 

O Vasco voltou a golear em São Januário com um gol de pênalti de Edmundo. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Wagner Diniz passou para Edmundo que, de calcanhar, tocou para dentro da área do Macaé. O zagueiro Souza entrou de carrinho e derrubou o vascaíno Jorge Luiz. O árbitro marcou pênalti que Edmundo converteu, mesmo cobrando mal. Com o jogo resolvido no segundo tempo, o Animal foi substituído pela primeira vez. Ele deixou o campo aos 24 minutos quando o Vasco vencia por 3 a 0.


16/03/2008 - Vasco 4 x 1 Cardoso Moreira 

Nova vitória fácil do Vasco em São Januário com Edmundo marcando um gol de pênalti. O Animal abriu o placar no início da partida ao converter a penalidade sofrida por Wagner Diniz. No segundo tempo, o atacante poderia ter feito mais um novamente em cobrança de pênalti. Mas para acabar com um mal estar criado com o goleiro Tiago, que na partida anterior queria cobrar uma penalidade mas foi impedido por Morais, o Animal chamou o camisa 1 para bater. O goleiro fez o terceiro gol vascaíno. Edmundo jogou os 90 minutos.

23/03/2008 - Vasco 1 x 2 Fluminense

O clássico foi um dos piores jogos de Edmundo nesta volta ao Vasco. Foi quando o atacante começou a cair de rendimento. Errando muitos passes e se movimentando pouco em campo, o Animal teve uma atuação fraca junto com o time. Mesmo assim ele marcou o gol de honra do Vasco aos 47 minutos do segundo tempo ao cobrar um pênalti sofrido por Wagner Diniz. Mas foi um jogo para esquecer.


27/03/2008 - Vasco 2 x 0 América 

Edmundo não fez uma boa partida e foi vaiado por parte dos torcedores ao deixar o campo, substituído por Alex Teixeira aos 37 minutos do segundo tempo. A melhor jogada do Animal foi momentos antes de sair ao dar um passe de letra para Alan Kardec, que ficou livre na área, mas se enrolou e não conseguiu concluir. Após seis jogos seguidos marcando gols, o atacante deixou o campo sem balançar a rede.

30/03/2008 - Vasco 1 x 2 Volta Redonda 

Edmundo voltou a ter uma atuação ruim junto com o resto do time na derrota, em São Januário, para o Volta Redonda. O resultado ocasionou a demissão do então técnico Alfredo Sampaio, que saiu criticando o Animal e falando que "o time joga melhor sem ele". Em campo, o atacante errou passes e não conseguiu dar continuidade a algumas jogadas. Edmundo deu dois chutes a gol com perigo. No primeiro tempo, a bola foi para fora. No segundo, em cobrança de falta, o goleiro Lugão espalmou.

06/04/2008 - Vasco 2 x 2 Flamengo 

Contra os reservas do Flamengo, o Vasco novamente voltou a jogar mal e Edmundo foi vaiado pelo torcedores. O Animal agiu com naturalidade e após a partida disse entender as críticas. Em campo, o atacante viu o Vasco sair perdendo por 2 a 0 em bobeiras da defesa no primeiro tempo. Na melhor jogada em campo, Edmundo arrancou pela direita e cruzou para Alan Kardec fazer o primeiro gol do Vasco. O Animal jogou os 90 minutos.

Fonte: ge