Futebol

Edmundo: ruim com ele, pior sem ele

Aos 37 anos, Edmundo é contestado por alguns críticos e ovacionado pela maior parte da torcida do Vasco. Suspenso por dois jogos pelo STJD, ele esteve ausente do time, mas agora está de volta à cena. Renato Gaúcho não decidiu ainda se o atacante iniciará a partida ou estará no banco de reservas. Se por acaso o treinador observar a frieza dos números, terá Edmundo em campo nesta noite desde o início.

Isto porque o desempenho do Vasco com o Animal em campo neste Campeonato Brasileiro é superior ao alcançado pela equipe sem contar com sua ajuda. Uma prova que, mesmo aos 37 anos, Edmundo ainda dá retorno ao Vasco.

Nas últimas partidas, o jogador tem até viajado para jogos fora do Rio, deixando de lado o acordo inicial feito com a comissão técnica.

Tudo, claro, para ajudar o Vasco.

Com Edmundo em campo, o time disputou 19 jogos neste Brasileiro. Venceu cinco vezes, empatou quatro e perdeu dez partidas. Um aproveitamento de 33,3 %. Sem o atacante, são 11 partidas, com duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Percentual de 24,2% dos pontos.

No quesito faro de gol, Edmundo também se destaca. São dez no Brasileiro e 21 em toda a temporada, números que o tornam facilmente o artilheiro vascaíno em 2008. Mesmo que tenha ficado fora por alguns jogos devido ao acordo com a comissão técnica. Desde que chegou ao clube, Renato Gaúcho não cansa de elogiar o Animal, embora nunca tenha usado a expressão “ele e mais dez” como nos tempos de Romário no Vasco.

– Edmundo é experiente e quer sempre ajudar. É um jogador importante – não se cansa de dizer o treinador vascaíno.

Durante o tempo em que esteve suspenso pelo STJD, Edmundo treinou à parte de todo o elenco vascaíno. Nas atividades físicas, sempre procura puxar a fila. Por mais que já tenha tido alguns problemas neste ano, o Animal é amado pelos vascaínos, que o exaltam a cada jogo em São Januário. Mas mesmo a moral perante a torcida e os bons números individuais em 2008 não lhe rendem a alcunha de titular inquestionável no Vasco.

– Ele viaja. A escalação só 45 minutos antes da partida – disse Renato Gaúcho antes do embarque.

Na temporada, Edmundo marcou 21 gols pelo Vasco e é o artilheiro do elenco cruzmaltino em 2008

Melhor com ele!

5 Vitórias Conquistou o Vasco com Edmundo em campo pelo Campeonato Brasileiro. Com ele, o aproveitamento da equipe é de 33,3%. Sem ele, é de apenas 24,2%.

10 Gols Foram marcados pelo camisa 10 no Brasileiro.
Edmundo é o artilheiro do time na competição.

Edmundo no Brasileiro

Que começo!
Contra a Portuguesa, Edmundo começou no banco. Depois de um primeiro tempo difícil, o jogador entrou, marcou dois gols e decidiu a partida.

Polêmica
Na saída de campo, após a partida contra o Atlético Mineiro, Edmundo ignorou o clima de festa por conta da goleada e acusou companheiros de time de fazer corpo mole.

Lágrimas
Edmundo viveu de tudo na partida contra o Cruzeiro. Ele foi atacante e depois teve de se tornar goleiro. Na saída de campo, chorou copiosamente.

Fonte: Lance