Futebol

Edmundo repete trajetória de seu início de carreira

Assim como no ano de sua estréia no Vasco, o atacante Edmundo conheceu o céu e o inferno em São Januário. Em duas passagens (1992 e 2008) pelo clube o jogador de 36 anos assistiu seu time perder e ser eliminado de uma competição e depois se redimiu e colaborou para uma boa campanha.

Em 1992, o Animal estreava com a camisa do Vasco e logo em sua segunda partida, no Campeonato Brasileiro daquele ano, deixou sua marca contra o Sergipe. Porém, seu time foi eliminado na maior competição nacional em um quadrangular que contava com o arqui-rival Flamengo.

Mas depois veio a bonança. Edmundo participou da excelente campanha do Campeonato Carioca, em que o time de São Januário conquistou o título Estadual, o primeiro em sua carreira.

Na quinta passagem do atacante por seu time de coração, a história se repete, mesmo que em menor proporção. Logo em sua primeira partida o jogador sofreu um duro golpe: perdeu um pênalti contra o Flamengo e o Vasco foi eliminado da Taça Guanabara.

Porém, ele se redimiu e hoje é um dos principais atletas do time. Além de colaborar com passes e com sua boa movimentação no meio-de-campo o atacante fez três gols em três partidas após a decepção contra o Flamengo.
O companheiro de equipe de Edmundo naquele ano Roberto Dinamite, falou sobre os dois momentos do Animal:

- Em 1974, quando o Vasco foi campeão brasileiro, eu pude contar com os conselhos de jogadores importantes, como Zanata e Alcir Portela. Em 1992, pude jogar com Edmundo e foi uma experiência muito legal. Ele já era um atacante visado pelos zagueiros e o que eu mais pedia era para ele ter calma e malandragem, para tornar a marcação uma forma de fazer com que o adversário recebesse um cartão amarelo ou vermelho. Acho que as jovens revelações do Vasco atual têm de aproveitar tudo que o Edmundo tem a ensinar.

Fonte: Lancepress